SAÚDE

Número de UTIs em Parnaíba poderá ser metade daquela divulgada, segundo diário oficial do município




Estrutura na Antiga Casa do Idoso - Secom

Os números divulgados têm sido um dos pontos mais complexos da pandemia do novo coronavírus, como noticiou O Anhanguera, no dia 20 de março (link) mostrando as contradições existentes entre os dados divulgados pelo governo estadual e os dos municípios quanto ao número de casos confirmados e mesmo de óbitos. Contudo, uma situação de caráter preocupante refere-se aos leitos de UTIs que supostamente seriam disponibilizados pela prefeitura de Santana de Parnaíba.
No dia 14 de abril o SPTV edição, mostrou um raio x dos municípios da Grande São Paulo que disponibilizavam leitos de UTIs e aqueles que estavam em fase de implantação. O telejornal havia informado que tanto Cajamar como Parnaíba não possuíam Unidades de Terapia Intensiva, porém a prefeitura de Cajamar solicitou uma correção à TV Globo, já que o município contava com 10 leitos de UTIs, informação corrigida e veiculada na edição posterior.

Já em Santana de Parnaíba segundo o telejornal seriam destinados ao combate do novo coronavírus 90 leitos, o maior número de toda Região Metropolitana no comparativo com outras cidades, a reportagem foi inclusive compartilhada pelo prefeito Elvis Cezar (PSDB) em sua página, que destacou a criação desses leitos de alta complexidade. A questão levantou inúmeras discussões e indagações sobre a real capacidade do município em manter essa estrutura e sua implantação.

No entanto, na edição do dia 17 de abril do Diário Oficial do Município foi veiculada uma matéria, que informava que 50 leitos com Unidades de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva seriam disponibilizados na antiga Casa do Idoso, local destinado a pacientes de alta e média complexidade, enquanto o novo CAPS com 40 leitos e a Arena de Eventos com 100 leitos atenderiam pacientes de baixa complexidade. Diante desses números fica perceptível que o número de UTIs na cidade ficam aquém dos 90 leitos informados pela TV Globo e posteriormente confirmado pelo prefeito através de seu compartilhamento, que ainda sequer foram entregues.



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb