ECONOMIA

Conta de Luz. Você pode estar pagando a mais sem saber.




Reprodução

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Enel Distribuição São Paulo, empresa da multinacional Enel, companhia distribuidora de energia elétrica que atende 24 municípios do Estado de São Paulo, incluindo a capital, decidiu por em prática um plano de contingência em que diminui a quantidade de "leituristas", profissionais da empresa que realizam as leituras dos medidores residenciais, nas ruas. 

O consumidor das cidades atendidas pela empresa poderão fazer por conta própria o papel do "leiturista". Isso não é uma obrigação do cliente, é uma opção. Se o consumidor não quiser fazer a autoleitura, a fatura virá baseada em cálculo que considera o consumo de energia da residência nos últimos 12 meses.  

Caso o cliente opte pela autoleitura há três opções e algumas regras. Confira quais são. 

A primeira regra em que se precisa ficar atento é que, em toda conta de luz, há, no canto superior direito, a data da medição do consumo do mês seguinte. Só é possível realizar a autoleitura em três dias: na data em que a medição está marcada e /ou nos dois dias anteriores a isso. 

Se a marcação da data para medição do consumo está para o dia 25, é possível realizar a leitura nos dias 23, 24 e 25, por exemplo. Caso esse prazo seja perdido, a conta será realizada pela média do consumo dos últimos 12 meses, como se o cliente tivesse optado por essa forma.    

Como fazer a autoleitura da conta de luz 

Há três meios de fazer a autoleitura da conta de luz - dois são online e um por telefone. A opção do telefone, que se dá pela central da companhia, pelo número 0800-7272-120, existe, de acordo com a empresa, para as pessoas que não tem acesso à internet ou têm dificuldades com a tecnologia necessária para o envio de informações pelo celular. Na ligação, você passará os números que aparecem no registro de medição de consumo de energia elétrica para o atendente. Porém, de acordo com a responsável pela experiência do cliente da Enel Brasil, Danusa Correa, é preferível que a pessoa envie por meio online, para evitar imprecisões na medição.

As outras duas formas são por meio de plataforma online, em que é obrigatório o envio de uma foto do registro de consumo de energia elétrica, o que evita erros de digitação, por exemplo. Para fazer o registro online, o  consumidor deverá ir até o registro de consumo de energia e tirar uma foto do aparelho. Abaixo, há um exemplo de como deve ser a foto. A partir daí, há duas duas opções.

A primeira é acessar o site da Enel.

É preciso ter o número do CPF e o número de instalação em mãos. Feito o login, é só selecionar o contrato que deseja acessar para registrar a medição. Depois, acesse a página de "Serviços", no canto esquerdo da tela. Procure a opção de "Autoleitura", clique, e, se estiver dentro do prazo, haverá uma caixa onde é possível preencher os dados, fazer o envio da foto, e registrar a medição corretamente. 

A segunda opção é utilizar o celular para fazer o registro. O aplicativo da Enel está diponível para Android e IOS - celulares da Apple. Clique aqui se o seu sistema operacional for Android ou aqui se o seu sistema for IOS. No aplicativo, digite o CPF e número de instalação e acesse o cadastro. Clique na aba de "Serviços", procure por "Autoleitura" e envie os dados.

De acordo com Danusa, a Enel não se preocupa com possibilidades de fraudes na medição, por ser, segundo ela, de baixo risco, mas ressalta que, caso haja tentativa de burlar a numeração correta, nos meses seguintes, quando o "leiturista" voltar, será atestado que o medido anteriormente estava mais baixo e o valor será cobrado da mesma forma.

"O aparelho vai registrando pelo uso, consumo. Se o consumidor informar consumo menor, quando a Enel fizer a leitura real, vai verificar o erro, o que pode causar um certo prejuízo ao cliente", explica. 
 
 
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ECONOMIA  |  30/09/2020 - 15h





ECONOMIA  |  29/09/2020 - 11h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb