POLÍTICA

Prefeitos acenam reabertura gradativa do comércio na região




Rua Antônio Agú, o maior centro comercial da região - Arquivo: Leandro Daher

Na próxima quarta-feira (22) os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste – CIOESTE se reunirão, através de videoconferência, para elaborar e discutir um pacote para a abertura gradativa do comércio na região. A informação foi dada nesse domingo (19) pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode) durante uma transmissão em suas redes sociais.

De acordo com Lins o encontro visa definir ações conjuntas que atendam todas as cidades da região no tocante da reabertura do comércio. “Vamos nos reunir para elaborar um pacote gradativo de retorno do comércio. Queremos criar diretrizes e regras para quando nós conseguirmos ter um controle mais preciso da pandemia”, disse. A questão da reabertura do comércio tem levantado inúmeras questões e dividido opiniões.

No início do mês o Sindicato Empresarial de Hotéis, Bares e Restaurantes de Osasco – Alphaville e região - SinHores enviou um documento ao governador João Dória (PSDB), no qual justificava o risco de “quebradeira” caso não houvesse a reabertura, mesmo que gradativa dos estabelecimentos. Contudo, na última sexta-feira (17) o governo do estado prorrogou a quarentena para até o dia 10 de maio em todos os 645 municípios do estado. Representantes do Ministério Público ressaltam que as Prefeituras não podem flexibilizar as medidas restritivas impostas pelo governo estadual, sob pena de os prefeitos serem responsabilizados por improbidade administrativa.

“Neste momento, não existe a possibilidade de reabertura dos comércios e atividades e serviços não essenciais. Os municípios e os prefeitos municipais devem obediência aos decretos estaduais”, afirmou, em nota pública, a 2ª Promotoria de Justiça de Itapevi. “Enquanto continuarem vigentes os decretos estaduais [sobre a quarentena], não existe possibilidade legal dos municípios flexibilizarem as medidas restritivas”.
 
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |  20/10/2020 - 16h





POLÍTICA  |  15/10/2020 - 16h


POLÍTICA  |  15/10/2020 - 11h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb