CULTURA

O Festival de Marchinhas será uma das atrações do Carnaval 2018 em Parnaíba




Reprodução

A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

Um estilo musical importado para o Brasil, descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, com algumas letras picantes ou cheias de duplo sentido.

A marchinha destinada expressamente ao carnaval brasileiro passou a ser produzida com regularidade no Rio de Janeiro, a partir de composições de 1920.

As marchinhas de carnaval tiveram seu auge nos anos 30, 40 e 50. Depois delas, muito foi produzido, pouco aproveitado.

Dos anos 60 em diante as marchinhas começaram a perder espaço para os sambas enredo. As escolas de samba, agremiações de grandes sambistas, começavam a ditar quais eram os sucessos.

Mas marchinhas carnavalescas não foram esquecidas, mas sim adotadas se tornando uma grande atração do carnaval pelo país, e não é diferente em nosso carnaval.

Santana de Parnaíba, tem em sua história a tradição do samba de bumbo rural, mas não é só do samba que o carnaval Parnaibano é feito. As marchinhas sempre fizeram parte da folia parnaibana, por muitos anos, elas dominavam o carnaval no raspadão (espaço próximo a Galeria Parnaíba), depois foram apresentadas pelo Bloco Alegria dos Koroas, Xodó do Detó e hoje são apresentadas pelo Bloco do Bertinho.

Com a iniciativa de preservar essa cultura e revivendo a agitação e os carnavais de outrora, a Prefeitura de Santana de Parnaíba e a Secretaria de Cultura e Turismo, estão promovendo o 1º festival de Marchinhas Parnaibanas. As apresentações serão durante o carnaval (09 a 13 de fevereiro de 2018) e as inscrições estão efetuadas até o dia 31 de janeiro de 2018, a ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Secretaria de Cultura e Turismo, no Departamento de eventos localizado na Rua André Fernandes, 182 - Centro Histórico ou clicando AQUI

As premiações chegam a R$ 2.000,00 (Dois mil reais). (L.D)





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb