CULTURA | Literatura

Livro de contos "A Crise Imobiliária de Santa Izabel" será lançado no #UmaPuxaAOutra


Foto:(Divulgação)

Um vilarejo resolve se isolar do resto do mundo e, por detrás dos muros, criar suas histórias. Entre ficções e documentos (também fictícios), o livro de contos "A Crise Imobiliária de Santa Izabel" mergulha na história de absurdos desta cidadezinha, em uma distopia bucólica que tem o "evitar o lá fora" como objetivo principal. Publicado pela Editora Rizoma, a obra será lançada no próximo sábado (21), às 19h, no evento #UmaPuxaAoutra, na Livraria Patuscada, em São Paulo.

Quem assina a obra é o multiartista e polímata Gaê. Entre teatro e música, o brasiliense residente em São Paulo se dedicou à direção, composição, dramaturgia, além da performance, e, agora, à literatura - sempre agitado e inquieto entre um projeto e o próximo. Gaê, ainda, é produtor cultural com a noite de música autoral LGBT "Nossa Terra Tem Janelas" e pesquisa Comunicação e Saúde. Tem no currículo o roteiro do documentário "Carta Para Além dos Muros", disponível na Netflix.

Apesar de já ter publicado o artigo "Saúde Não-Violenta" na coletânea "Tem Saída? - perspectivas LGBTI+ sobre o Brasil", refletindo seu trabalho com saúde sexual nos anos de 2015 a 2019, essa é a primeira publicação solo e fictícia de Gaê. "É uma novidade muito bem-vinda e quem for da minha geração vai entender isso, porque a gente cresce ouvindo que precisamos focar, escolher uma coisa só e fazê-la, mas eu nunca fui assim. Mesmo quando trabalhei com saúde, foi sob a ótica da cultura, da comunicação. Eu sou artista, de plataformas e veículos múltiplos, e é muito bom ver isso se tornar cada dia mais possível", afirma.
 
O LIVRO

"A Crise Imobiliária de Santa Izabel" reúne dez contos que acompanham a história de uma vila que decide criar muros para se separar do resto do mundo e, ao longo do tempo, deparou-se com a falta de terrenos em seu espaço delimitado, para que novas famílias tivessem onde morar. A solução encontrada por eles é replantar todas as árvores e hortas sobre o terreno do cemitério, o que gera uma crise na cidade.

"Os contos foram sendo escritos aos poucos: o primeiro e o último foram concebidos no começo da pandemia e depois decidi revisitar essa cidadezinha em uma das inúmeras aulas de Escrita Criativa da Marcella Franco, professora e jornalista inestimável que assina o prefácio. Depois, em uma disciplina da pós-graduação em Comunicação e Retórica, desafiei-me a escrever os contos restantes que fariam a ligação entre esses dois momentos tão distantes no tempo. Fui muito inspirado pelo epílogo de 'O Conto da Aia', da Margaret Atwood, que faz uma verdadeira arqueologia da história que acabamos de ler por meio de documentos e relatos", explica Gaê.

'DISTOPIA BUCÓLICA'

Pelas páginas do livro, percebe-se também um salto temporal, que faz o caminho de volta na linha do tempo, do ano de 2053 até 2019, para explicar a sucessão dos fatos e o que os desencadearam. A ideia partiu dos estudos do autor sobre a futurologia que, em um de seus conceitos, afirma que o futuro acontece em 10 anos - tempo distante o suficiente para aceitar grandes mudanças, mas não longe demais a ponto de não as perceber como reflexo do presente.
 
"Pensei, então, nesse exercício de unir as pontas, de ter dois contos tão diferentes ligados por uma série de acontecimentos esdrúxulos ou banais, que tornasse algo absurdo, possível e algo possível, absurdo. Não à toa defino o livro como uma 'distopia bucólica', porque busquei essa sensação de um estranho familiar, ao mesmo tempo agradável, na ambientação de uma cidadezinha provinciana, e incômodo, no texto tortuoso e povoado de ridículos", finaliza.

O livro "A Crise Imobiliária de Santa Izabel" de Gaê será lançado no evento #UmaPuxaAoutra, no sábado (21), a partir das 19h, na Patuscada - Livraria & Café (Rua Luís Murat, 40 - Pinheiros, SP). Mais informações pelo @livrariapatuscada, no Instagram ou pelo site da Editora Rizoma.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CULTURA  |   01/07/2022 15h55





CULTURA  |   29/05/2022 19h12







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb