SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG

Fique ligado! Fake news recentes têm tentado descredibilizar pesquisas eleitorais.


Foto:(Reprodução)

Autoridades e instituições como, por exemplo, o TSE estão muito preocupados com a desinformação que visa descredibilizar o processo eleitoral (como, por exemplo, as que atacam as urnas eletrônicas). Porém, temos visto, pelo menos por enquanto, que as principais fake news eleitorais dos últimos dias têm mirado em outro elemento: as pesquisas eleitorais.

Grande parte da desinformação que tem circulado em redes sociais e aplicativos de mensagem visa apontar que as pesquisas de opinião (que colocam Lula em primeiro lugar) estariam erradas. Este tipo de fake news têm se dividido em duas categorias.
 
Uma delas é aquela que aponta para "eventos" que provariam que Bolsonaro é "muito popular" ou que Lula é "muito impopular". Neste sentido, vídeos e fotos fora de contexto estão sendo compartilhados a torto e a direito na web (como falamos no A Semana em Fakes da última semana).

Nos últimos dias, por exemplo, desmentimos que Lula foi hostilizado por uma multidão (como neste caso) ou que Bolsonaro foi ovacionado por milhões de pessoas (como podemos ver aqui e aqui). Em todos os casos, mensagens que acompanham os arquivos sinalizam para "provas" de que as pesquisas estão erradas.

A outra é a que ataca, diretamente, as pesquisas eleitorais. Isso é feito por meio de disseminação de resultados de pesquisas eleitorais falsas ou, ainda, para apontar para eventuais "manipulações" para mexer nos resultados das pesquisas. Desta natureza, tivemos fake news como a que apontava para pesquisas que Bolsonaro estaria na frente em todos estados ou mesmo que ele estava na frente, mas que a CNN "escondeu".

É importante citar que, apesar da onda de desinformação mirar as pesquisas, não há (assim como nos casos das urnas eletrônicas) qualquer prova de que há manipulação. As pesquisas eleitorais dos maiores institutos seguem uma metodologia e, inclusive, têm uma margem de erro. Mais do que isso: seja nos casos da vitória da esquerda (como nos de Lula e Dilma) como nos da direita (como no trunfo de Bolsonaro), as pesquisas eleitorais anteciparam o resultado.

Ou seja: se você vir mensagens apontando que uma grande reunião de pessoas (seja com imagens com legendas corretas ou não) "provam" que as pesquisas estão erradas ou ainda "pesquisas incríveis" com resultados discrepantes, desconfie. Pode ser nada mais do que fake news para justificar o mimimi (ou chororô) de quem está perdendo (seja vermelho, azul, verde ou amarelo).
 

Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Ankole (Confira detalhes aqui)
  2. Kinder ovo (Confira detalhes aqui)
  3. Viagra (Confira detalhes aqui)
  4. Título de eleitor cancelado (Confira detalhes aqui)
  5. Fotos (Confira detalhes aqui)
  6. I-doser (Confira detalhes aqui)
  7. Cacau show (confira detalhes aqui)
  8. Anitta (Confira detalhes aqui)
  9. Daniela mercury (Confira detalhes aqui)
  10. Daniela Mercury (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Dica falsa que aponta que digitar Ankole no Google faz com que fotos suas apareçam (Confira detalhes aqui)
  2. História falsa que aponta que Daniela Mercury disse que Jesus era gay (Confira detalhes aqui)
  3. Alerta falso sobre uma suposta droga virtual chamada I-Doser (Confira detalhes aqui)
  4. Promoção falsa que aponta que a Cacau Show está dando ovos de Páscoa no WhatsApp (Confira detalhes aqui)
  5. História falsa que aponta que Flor de nome Sangue de Cristo só floresce na Páscoa (Confira detalhes aqui)

Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção "A Semana em Fakes", com análises sobre assuntos relacionados a fake news. 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG  |   07/08/2022 17h02





SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG  |   25/07/2022 17h02


SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG  |   04/07/2022 16h04







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb