SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG

Após ameaça de censura e polêmicas, Lollapalooza vira alvo de fake news


Foto:(Reprodução)

Mais do que uma ferramenta para disseminar uma ideologia, as fake news também têm sido instrumento para desvio de foco de debates em redes sociais. A prova disso está no fluxo da desinformação dos últimos dias.

Grupos políticos brasileiros teriam muito assunto para reverberar nesta semana. Nos últimos dias, a guerra na Ucrânia continuou se estendendo, a corrida política brasileira teve reviravoltas e tivemos mudanças em regras sanitárias no país. Mesmo assim, o principal foco foi outro: o festival Lollapalooza e alguns artistas.

Em uma semana no qual o ritmo de novas fake news continuou fraco (felizmente), o festival se destacou com duas histórias falsas que se utilizaram de vídeos fora de contexto sobre "coisas terríveis" que teriam ocorrido por lá.
 
Uma das histórias apontava que, durante uma apresentação no festival, Anitta teria "lambido o traseiro de Pabllo Vittar". Junto à história, há uma imagem do que seria um flagra do que está ocorrendo. Detalhe: a fake news (desmentida também em vídeo pelo Boatos.org) tinha, no mínimo, três erros.

1) Não era Anitta e Pabllo Vittar na imagem (na realidade, era MC Rebecca e Luísa Sonza). 2) A foto não era do Lollapalooza (era, na realidade, de uma apresentação no Bloco da Anitta de pré-carnaval. 3) Não foi, propriamente, uma "lambida". Vídeos da apresentação mostram que o ângulo da imagem era, por assim dizer, desfavorável.

Outra história que circulou também apontava para uma "bizarrice" no Lollapalooza. Um vídeo de uma cantora urinando no rosto de um fã que estava deitado no palco viralizou como se fosse do "festival do fora, Bolsonaro". Só que, na realidade, o vídeo nada tinha a ver com o Lollapalooza e com a política brasileira. As imagens eram de um show em um festival nos EUA no ano passado. Ou seja: mais uma ilação que viralizou.

É óbvio que um festival de música que reúne milhares de jovens tem "de tudo" (não se trata de uma festa de criança). Mas esse não é o ponto. O importante é que, na falta de argumentos contra o que foi dito no festival e contra a decisão que visava "censurar" artistas, grupos políticos apelaram, de novo, para informações falsas.

Como já falamos no A Semana em Fakes que falou do episódio Fábio Porchat e da falsa acusação de pedofilia contra ele, o que não vai faltar neste ano são fake news que visam chocar a população. Ao mesmo, este tipo de história vai angariar conservadores e ajudar a desviar o foco de questões, vamos ser sinceros, muito mais importantes.

Trends da semana

 
Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Ankole (Confira detalhes aqui)
  2. Fotos (Confira detalhes aqui)
  3. Foto (Confira detalhes aqui)
  4. ankole (Confira detalhes aqui)
  5. Mendigo (Confira detalhes aqui)
  6. Lula (Confira detalhes aqui)
  7. I doser (Confira detalhes aqui)
  8. I-doser (Confira detalhes aqui)
  9. ANKOLE (Confira detalhes aqui)
  10. Janja (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. História falsa que aponta que mendigo envolvido em caso no DF é, na realidade, um empresário (Confira detalhes aqui)
  2. Dica falsa que aponta que digitar Ankole no Google faz com que fotos suas apareçam (Confira detalhes aqui)
  3. Informação falsa que aponta que Anitta "lambeu" Pabllo Vittar durante o Lollapalooza (Confira detalhes aqui)
  4. Teoria falsa que aponta que tapa de Will Smith em Chris Rock foi uma armação da Pfizer (Confira detalhes aqui)
  5. Alerta falso sobre uma suposta droga virtual chamada I-Doser (Confira detalhes aqui)

 
Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção "A Semana em Fakes", com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG  |   04/07/2022 16h04





SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG  |   26/06/2022 12h04


SEMANA EM FAKE/BOATOS.ORG  |   12/06/2022 11h12







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb