RESPONSABILIDADE SOCIAL

Curso orienta profissionais sobre lei de inclusão da pessoa com deficiência


Foto:(Junior Holanda / Secom)

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), da Prefeitura de Barueri, está com inscrições abertas para o curso de "capacitação sobre a lei de inclusão da pessoa com deficiência". A iniciativa busca prestar orientação aos profissionais que atuam na área da deficiência, dadas as especificidades dos vários aspectos abordados na Lei Brasileira de Inclusão LBI (lei nº 13.146, de julho de 2015). O curso é on-line, as vagas limitadas e as inscrições vão até o dia 25 de fevereiro.

As inscrições para o curso podem ser feitas por AQUI. A SDPD também disponibilizou o número do WhatsApp para o esclarecimento de dúvidas: (11) 91200-2122.
 
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, traz as normas para assegurar e promover o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, com o objetivo de garantir inclusão social e cidadania dessa parcela da população.

História e cotidiano

O curso vai abordar a história da deficiência, os direitos garantidos na lei e suas sanções, a aplicabilidade e o impacto da legislação na vida cotidiana da pessoa com deficiência. "Nossos principais desafios são democratizar a informação contida na lei, garantir espaços sociais inclusivos e minimizar a desigualdade de acesso aos serviços", disseram Thalita Souza, diretora técnica do Departamento Administrativo, e Maria Luisa Pereira, coordenadora de Proteção Social Básica, ambas da SDPD.

A iniciativa é interessante para todos que atuam na área, como médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, advogados e conselheiros de direitos.

Conforme o cadastro da SDPD de Barueri, a base de dados sobre o número e o perfil dos moradores com deficiência atualmente conta com 12.618 nomes. No Brasil, a estimativa é que o país tenha cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
 
A Lei Brasileira de Inclusão

A LBI foi instituída para dar complementariedade à Convenção Internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, cujo protocolo foi assinado pelo Brasil em março de 2007. Na lei constam a própria definição do conceito de pessoas com deficiência, mas também diretrizes para as áreas de inclusão escolar, turismo, esporte, cultura e lazer, além das questões para a administração pública.
 
"A realização da Capacitação na LBI aos profissionais da área será um ganho para o suporte da pessoa com deficiência, tendo em vista que quanto melhor instrumentalizado o profissional melhor é o acesso a pessoa com deficiência aos serviços ofertados", disse o secretário Carlos Roberto da Silva, o prof. Carlinhos.

O curso terá certificação e com duração de 4 horas. A iniciativa de capacitação sobre a LBI conta com recursos da emenda parlamentar da deputada federal Bruna Furlan, garantidos por intermediação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a SDPD.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   05/07/2022 15h37





RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   05/07/2022 15h29


RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   28/06/2022 15h54







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb