VIAGENS

Vindima, festa da colheita da uva.


Foto:(Reprodução)

Se você acredita ser só no inverno o ponto turístico da Serra Gaúcha está enganado, no verão as cidades Serranas comemoram o festival da colheita que se chama Vindima, sendo um período de celebração e de trabalho para os envolvidos com a viticultura.

Vindima época da colheita de uvas que é o principal produto agrícola da região surgiu há quase 150 anos quando os italianos vieram como imigrante para a Serra Gaúcha em busca de emprego e fugindo da guerra, aqui eles mantiveram a tradição de esmagar as uvas com os pés em barris para fazer os sucos, atividade passada de geração em geração.
 
O vale dos vinhedos abrange três cidades serranas, dentre elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, porém é em Bento Gonçalves que se concentra os maiores atrativos do festival.

A programação vai do dia 14 de janeiro e vai até 20 de março. Lá você vai encontrar shows musicais, indústrias para conhecer o processo de produção, colher as uvas das plantações, além de almoços, jantares, degustação de sucos, vinhos e espumantes.

Com o covid-19, algumas atividades foram suspensas para evitar aglomerações, como é o caso da ''pisa'' de uvas, e todas as outras atividades serão adaptadas para a segurança de todos.
 
Vinícolas

Ao passear pelas vinícolas, os turistas podem participar da colheita das uvas e acompanhar todo o processo até o armazenamento nos tanques onde o vinho é produzido.
Debaixo da videira são montadas mesas com pães, salames, queijos, polentas, vinhos e sucos, tudo para um piquenique bem estilo italiano.

Um dos locais que oferecem a experiência da Pisa é a de Dom Cândido, no tour, o turista chega no local e por um trator é transportado aos vinhedos da Isabel, e a cada duas pessoas recebem um funil para colher 20 kg de uvas.

Vinícola Cristófoli você aproveita uma manhã agradável com muitos vinhos e músicas italianas, oferecem queijos e pães e a ''pisa'' da uva.

Se você quer um ambiente mais familiar a Vinícola Cainelli tem donos supersimpáticos e atenciosos e vai te proporcionar uma experiência fantástica, a visita inclui a recepção feita pela família, a caminhada até os vinhedos, colheita das uvas, Merendim, pisa das uvas e o retorno de Tuc-Tuc.

Lá também poderá conhecer o museu instalado na antiga casa da família Cainelli e conhecer as histórias do local.

A Vinícola Larentis, inclui degustação de vinhos e espumantes, sua visita é guiada e a sua principal atividade é a colheita noturna das uvas, oferece um piquenique a dois, além disso, o passeio inclui um jantar italiano.
 
Maria Fumaça

Não pode se esquecer de dar um passeio tradicional de Maria Fumaça até Garibaldi, o trem parte da estação de Bento e faz algumas paradas em Garibaldi e Carlos Barbosa, também é incluso uma atração Epopeia Italiana, que conta a história dos imigrantes italianos quando chegaram à região.

Onde se hospedar

Além das atividades de dentro do festival, você poderá se hospedar em hotéis perto das vinícolas.

La Bella Vendemmia que fica localizado no Vale dos Vinhedos e oferece pacotes especiais e visitas guiadas além da sua própria programação para receber turistas.
Spa do Vinho, um dos melhores hotéis do local, oferece atividades voltadas para os amantes de vinhos.

Farina Park Hotel, contém piscina, salão de jogos e um restaurante no subsolo, está localizado próximo ao Caminho de Pedra.

Hotel Pousada Casa Tasca, fica em Bento Gonçalves e a alguns minutos da estação ferroviária.

Pousada Casa Valduga, oferece pacotes inclusos passeios pelo vinhedo, pisa uva, visita à cave, refeição e um vinho ou espumante da própria adega.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



VIAGENS  |   24/02/2022 15h53





VIAGENS  |   16/02/2022 14h57







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb