LAZER E ARTE

O Samba já começou!




Cabeções do Samba de Bumbo Briga de Galo. Foto:(Leandro Daher/OA)

A semana passada começou cinza e se arrastou até a quarta-feira. As imagens esperadas de dias típicos de verão, os quais a alegria e o entusiasmo costumam prevalecer parecem ter se escondido por alguns instantes, esses tomados pelos transtornos decorrentes das chuvas. Nas ruas a lama, nos semblantes a perplexidade, mas aí veio à quinta-feira e os dias sombrios, momentaneamente se foram, e foram, pois abriram espaço para o batuque, para o ritmo, para a alegria nas manifestações daquela que é considerada a maior festa popular do mundo, o carnaval. E Santana de Parnaíba que deu o ponta pé inicial, muito antes da tempestade com seu pré-carnaval que já na sexta (7) abriu as festividades com o Bloco Pinga com Mel continuando no sábado com o Galo Garnisé. Na quinta-feira (13) voltou de vez para varrer a poeira, ou a lama, com o samba de bumbo do Pé Vermeio. Na sexta-feira (14) o bloco do Galo Preto desfilou o otimismo pelo Centro Histórico. Centenas de pessoas, vigiadas por uma noite viva, desfilaram, entoaram e se esbaldaram nas letras e nas batidas do bumbo. No sábado foi à vez do Esquenta do Sambão finalizando o fim de semana com o Briga de Galo in memorian de Levi Pereira. E nesta semana, na quarta-feira o samba voltou com o tradicional Grito da Noite. A programação divulgada pela prefeitura, que está sujeita a alterações, segue na sexta-feira, dia da abertura oficial do Carnaval Parnaibano, com a Marchinha de Carnaval às 20 horas na Praça XIV de Novembro, em seguida, às 23 horas a Noite dos Fantasmas com o Grito da Noite em frente ao CEMIC. No sábado as atividades se iniciam às 14 horas com a Matinê Infantil no CASA. Às 18 horas as marchinhas novamente assumem o posto, passando o bastão para o Bloco do Berro do Sexo Forte às 20 horas, e fica com o Galo Garnisé, a partir das 21 horas o encerramento do sábado de carnaval. No domingo as atividades seguem no mesmo ritmo, com a Matinê, Marchinhas e às 18 horas o Bloco Abayomi. Na segunda-feira (24), o destaque será o Bloco do Bertinho, que mesmo sendo um dos mais novos no carnaval Parnaibano (criado em 2017), já conquistou seu espaço. O grupo liderado por Norberto Machado traz as tradicionais marchinhas, e neste ano com um destaque especial intitulado “Pra 100 só farta 20”, em referência aos 80 anos de Bertinho, a partir das 19 horas na Praça XIV de Novembro. Às 20 horas é a vez do Bloco da Sufrutus, na Praça do Chiqueirinho, e às 21 horas o encerramento com o bloco Indio IoIo na Praça XIV de Novembro. Na terça-feira (25), último dia de carnaval, o Grupo União da Vila do Refúgio promete levantar o folião a partir das 19 horas na praça XIV de Novembro, às 21 o Grito da Noite e convidados encerram o carnaval em Santana de Parnaíba.

 

PIRAPORA DO BOM JESUS

 

Hoje também começa o tradicional carnaval de Pirapora do Bom Jesus que, neste ano, terá o México como tema da festa. Ao todo, o "Pira Fiesta - Carnaval en México 2020", contará com 13 blocos de rua, dentre outras atrações, e terá um caráter solidário. Campanha promovida pela prefeitura com a adesão de blocos carnavalescos vai permitir a troca de abadás por alimentos não perecíveis que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.
 
“O carnaval é uma tradição em Pirapora. É uma festa muito esperada pela população e atrai turistas de vários cantos do estado de São Paulo que visitam nossa cidade para participar da festa e conhecer nosso tradicional samba de bumbo. Isso ajuda a movimentar nossa economia. Estamos preparando uma linda festa para todos e espero que as pessoas possam usufruir bastante”, afirmou o prefeito Gregorio Maglio.
 
Este ano, em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade no último dia 10, a festa em Pirapora que terá o México como tema principal, também vai promover a campanha “Carnaval Solidário”. Em ação proposta pela prefeitura, alguns blocos de rua vão trocar seus abadás por alimentos não perecíveis. Cada abadá será trocado por um quilo de alimento. Os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. Até o momento, os blocos Gato Preto, Sempre Presente, Piratimão e Me Beija, já aderiram à iniciativa.
 
Serão cinco dias de carnaval em Pirapora. A programação que reúne 13 blocos de rua, bailes no Clube Municipal e diversas atividades na Casa do Samba, será aberta na próxima sexta-feira (21), às 20h, com o “Concurso e Escolha da Corte do Carnaval 2020”. Na sequência, o Bloco Gato Preto será o primeiro a colorir as ruas da cidade. A festa só termina na madrugada do dia 26, quarta-feira de cinzas, com a “Canja da Ressaca”, na Casa do Samba.
 
Programação Carnaval 2020

21/02 - Sexta-feira

20h - Concurso e Escolha da Corte do Carnaval 2020
23h - Bloco Gato Preto

22/02 – Sábado

12h - Apresentação de Grupo de Samba de Bumbo e Convidado (Casa do Samba)
13h - Bloco do Tatu
14h - Matinê no Clube Municipal
17h - bloco Imperatriz Piraporana
21h - Desfile do Bloco Carnavalesco - Bloco do Guaiú
23h - Baile Carnavalesco no Clube Municipal - Banda Alegria
02h - Canja da Ressaca na Casa do Samba

23/02 – Domingo

12h - Feijoada na Casa do Samba com Grupo Samba de Bumbo e Convidado
14h - Concurso de Fantasia Infantil
15h - Bloco Piratimão
17h - Bloco Sem Saída
19h - Bloco Vem que Tem
21h - Desfile do Bloco Carnavalesco - Escola de Samba Toca da Bugra
23h - Baile Carnavalesco no Clube Municipal - Banda Alegria
02h - Canja da Ressaca na Casa do Samba

24/02 - Segunda-feira

12h - Feijoada na Casa do Samba com Grupo Samba de Bumbo e Convidado
13h - Bloco do Tatu
14h - Matinê no Clube Municipal
15h - Bloco Tchau Para Quem Namora
16h - Bloco - Não Empurra Que É Pior
17h - Bloco Samba de Bumbo - Jacaré do Rancho
20h - Concurso de Fantasias – Adulto
23h - Baile Carnavalesco no Clube Municipal - Banda Alegria
02h - Canja da Ressaca na Casa do Samba

25/02 - Terça-feira

12h - Feijoada na Casa do Samba com Grupo Samba de Bumbo e Convidado
14h - Matinê no Clube Municipal
15h - Bloco Sempre Presente
21h - Desfile do Bloco Carnavalesco - Escola de Samba Toca da Bugra
23h - Baile Carnavalesco no Clube Municipal - Banda Alegria
02h - Canja da Ressaca na Casa do Samba
 
 



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



LAZER E ARTE  |  31/07/2020 - 15h





LAZER E ARTE  |  17/06/2020 - 12h


LAZER E ARTE  |  10/06/2020 - 10h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb