LAZER E ARTE | Carnaval 2020

Final de semana de pré-carnaval e muito samba de bumbo em Parnaíba.




Samba de Bumbo Galo Preto. Foto:(Roberto Andrade)

Santana de Parnaíba já deu início ao Pré-Carnaval, com o Bloco Pinga Com Mel que saiu as ruas na última sexta-feira (7), levando muita alegria e divertimento para os participantes. Já no sábado (8), o Galo Garnisé, um dos mais novos blocos de samba de bumbo arrastou centenas de foliões até as portas do cemitério São Miguel Arcanjo, relembrando uma antiga tradição do carnaval parnaibano.

Bloco do Pé Vermeio

Hoje (13) é a vez do Bloco de Samba de Bumbo “Pé Vermeio”. O bloco também traz o ritmo do samba rural paulista e uma mensagem mais politizada. Em entrevista para o Jornal O Anhanguera, Cíntia Sales, uma das organizadoras do samba disse “É a resistência da cultura popular. Em 2020 lutaremos por respeito a políticas públicas de cultura, por uma cidade e um país que preservem e estimulem a fruição e difusão da pluralidade cultural brasileira”.

A concentração do “Pé Vermeio” será na Praça 14 de Novembro (Praça da Matriz) a partir das 20h.
 
Galo Preto
 
Na sexta-feira (14), as ruas serão tomadas pelo samba de bumbo “Galo Preto”. O Galo Preto já se consolidou como um dos mais tradicionais sambas da cidade. A concentração que terá início às 20h e ocorrerá no CEMIC  é aberta bastando levar uma caixinha de cerveja ou bebida de sua preferência para participar. A saída do samba pelas ruas do centro esta prevista para às 21:30h.
 
Esquenta do Sambão
 
Sábado (15) é a vez do “Esquenta do Sambão”. Assim como os demais, o Esquenta bebe da fonte do Grito da Noite e é um dos preferidos pela juventude foliona. "O grande diferencial do Esquenta é a nossa concentração, que é bastante animada, já que conta com diversos estilos musicais, desde sertanejo passando pelo funk e até o axé". Contaram  André Cruz e André Garutti organizadores do bloco.

Próximo a saída do bloco é a zambumba e o chocalho que mandam e o Esquenta do Sambão sai às ruas fortalecendo ainda mais a tradição do samba de bumbo em Parnaíba.

A concentração será na Estrada dos Romeiros, nº 20 – ao lado da Borracharia do Bauer. Para participar é necessário a compra do abadá com os organizadores, esse que custa R$ 25,00 e a cooperação com uma bebida de preferência. A festa terá início às 18h com saída do samba prevista para às 22h.

 
Briga de Galo


Com 10 anos de carnaval, o Briga de Galo irá inovar mais uma vez fazendo um resgate dos antigos carnavais no “Raspadão”. A festa que será domingo (16) terá início às 14h. Além do baile carnavalesco, o bloco terá a presença de 40 cabeções confeccionados pelo artista plástico, Miguel Villar. Após o baile, teremos o samba de bumbo que dá nome ao bloco fazendo o tradicional circuito do centro histórico. O Briga de Galo é uma das atividades culturais do Instituto Sufrutuverdeus, que tornou-se um ponto de cultura. “Como o Sufruto é ponto de cultura e a nossa ideia é o resgate, pagaremos um valor de R$ 30,00 para aqueles que quiserem acompanhar o bloco com os cabeções. Vejo como uma forma de ajudar e resgatar a nossa cultura”, disse Miro Cintra, organizador do evento.

O “Raspadão” fica próximo ao banco Bradesco, no final da rua Anhembi, no Centro Histórico.
 


Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



LAZER E ARTE  |  10/05/2020 - 12h





LAZER E ARTE  |  27/04/2020 - 10h


LAZER E ARTE  |  19/04/2020 - 19h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0