CENÁRIO URBANO

Pirapora continua em estado de emergência.




Pirapora do Bom Jesus no dia de ontem. Foto:(Redes Sociais)

A Prefeitura de Pirapora de Bom Jesus  decretou ontem estado de emergência, após a forte chuva que atingiu o estado. As aulas nas escolas estão suspensas até amanhã (12) e 30 famílias estão desabrigadas.

Duas escolas da cidade estão sendo usadas, para abrigar as famílias que tiveram suas casas interditadas a maioria delas do Conjunto São Benedito.

A comporta da barragem do rio Tietê trabalhava nesta terça-feira com 20% acima do limite – o que, segundo a Empresa de Águas e Energia Elétrica (EMAE), não acontecia há 14 anos. A orientação é que os moradores evitem trafegar pelas laterais do rio.

A ocorrência mais grave foi de uma adolescente que ficou soterrada e foi levada para o Hospital de Pirapora com ferimentos leves. Há cerca de 120 desalojados em escolas do município. Houve a abertura da comporta da barragem por medida preventiva.

Em Parnaíba, os registros da Defesa Civil indicam que houveram aproximadamente 20 deslizamentos de terra, dez pontos de alagamento, oito famílias removidas e quatro residências interditadas. Em Barueri, são 4 as famílias desalojadas.
 

Ação do Estado

 
Nos Emirados Árabes Unidos, o governador João Doria (PSDB) fez uma chamada pela internet com o governador em exercício Rodrigo Garcia e disse que é preciso "focar nos que tiveram que sair de suas casas". Doria retorna a São Paulo nesta quinta-feira (13).

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou os números das doações de ajuda humanitária para as cidades atingidas pelas chuvas. O Jornal O Anhanguera reproduziu esse número, que para a cidade de Pirapora do Bom Jesus, informava o valor de 1,5 tonelada. Após a postagem da notícia, a Prefeitura entrou em contato com o jornal informando que os números estavam em desacordo. A assessoria do Prefeito Gregório enviou foto do documento dos itens doados e suas quantidades.


 

Nota Oficial da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus




Após os transtornos causados pelas chuvas nos últimos dias, a prefeitura de Pirapora do Bom Jesus continua a dar assistência às famílias afetadas e retiradas das áreas de risco. Foram disponibilizados abrigos nas escolas municipais Renato Tonolli Brito Pedro e Maria Aparecida Beraldo Gallo, além da prestação de todo auxílio necessário para este momento de urgência. 

É importante salientar que, embora tenhamos disponibilizado abrigos, algumas famílias optaram por procurarem auxílio junto a parentes ou amigos. 

Em função do nível do rio estar subindo sem controle, as famílias próximas às margens do rio foram retiradas e abrigadas nas escolas. Também como medida de segurança, as duas pontes sobre o rio Tietê estão sendo monitoradas, sendo que no momento, uma está interditada por medida de precaução. 

A Prefeitura decretou Estado de Emergência, editando o decreto número 5656, suspendendo as aulas em toda rede municipal até quarta-feira (12).




Esta notícia foi retificada com o acréscimo de novas informações às 13:45h.


 
 
 
 
 
 


Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CENÁRIO URBANO  |  02/06/2020 - 13h





CENÁRIO URBANO  |  01/06/2020 - 22h


CENÁRIO URBANO  |  31/05/2020 - 14h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0