No último sábado (15) a prefeitura de Santana de Parnaíba divulgou em sua página oficial que o número de casos de Covid-19 havia aumentado nas duas primeiras semanas de janeiro, e que chegava a ultrapassar os quatro últimos meses de 2021 somados.

Reprodução
Porém, no post sequer foram apresentados esses dados que justificam a afirmação, pelo contrário, já que os últimos boletins epidemiológicos mostram discreta variação de casos confirmados, que entre 27 de dezembro e 13 de janeiro registrou um aumento de 33 casos.
Diante da informação oficial, mas incompleta, O Anhanguera consultou a plataforma Info Tracker que reúne os dados dos casos de covid-19 por município a partir dos boletins oficiais das prefeituras e pôde verificar que no dia 1 de setembro os casos confirmados eram de 15.246 enquanto no dia 31 de dezembro chegaram a 16.259, um aumento de 1.013 casos, ou seja, a partir do comparativo feito e divulgado pela prefeitura é possível afirmar que mais de mil pessoas estavam contaminadas nas duas primeiras semanas de janeiro.