CULTURA

Hoje tem Folia de Reis em Santana de Parnaíba.




Folia de Reis. Foto: (Leandro Daher/OA)

Nesta Segunda-feira (06), a partir das 20h, acontece na Praça XIV de Novembro a apresentação da “Folia de Reis”. A festa, que é realizada pela Prefeitura há 15 anos, celebra a visita que Jesus Cristo recebeu dos três reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar. A comemoração, marca o encerramento da programação de Natal na cidade.

História 

A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data de 6 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus. 

A festa
 
A Folia de Reis tem características marcantes: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. Tradicionalmente era uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, e ao se espalhar por várias cidades, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia. A composição da organização da festa não muda. É formada pelo mestre, os três reis, os palhaços, o festeiro, o coro e o bandeleiro.
 
  • Festeiro - pessoa que promove a folia;
  • Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar;
  • Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras;
  • Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia;
  • Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica. São seis pessoas, que cantam e tocam instrumentos;
  • Bandeleiro ou alferes da bandeira – seria o porta-bandeira da folia.

Folia de Reis

Data: Hoje (06)
Horário: A partir das 20h
Local: Praça XIV de Novembro (Praça da Matriz) - Centro Histórico - Santana de Parnaíba
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM