VIAGENS

Melhores formas de aproveitar sua viagem de carro neste fim de ano


Foto:(Divulgação)

Muita gente adora pegar a estrada e dirigir longos quilômetros por aí. Para essas pessoas, longas viagens de carro podem ser quase terapêuticas.

Há quem encontre uma espécie de tranquilidade neste tipo de programa que, inclusive, pode também valer a pena na questão financeira.

Mesmo com a gasolina em alta, dependendo do destino e do trajeto, fazer uma viagem de carro pode sair muito mais em conta do que comprar passagens aéreas. 

Isso se mostra ainda mais vantajoso no final de ano, já que as passagens costumam ficar mais caras nessa época.

Para que sua próxima viagem de carro aconteça sem contratempos, confira nossas dicas logo abaixo.
 
Faça uma revisão mecânica

Antes de cair na estrada, confira se toda a parte mecânica do carro está funcionando completamente.

Verifique o motor, bateria, freios, pneus, óleo, faróis, lanternas, para-brisas, suspensão, estepe... se você é um motorista experiente e acha que tem conhecimento o suficiente para isso, dê aquela geral você mesmo ou leve o carro até um profissional de confiança.

O ideal é que isso seja feito até 15 dias antes da viagem. Assim dá tempo de consertar qualquer elemento que possa estar fora do lugar.

Além de poupar possíveis situações que custarão tempo e estresse, esta também é uma forma de garantir a proteção de todos os ocupantes do veículo.

Com segurança não se brinca!
 
Pesquise o trajeto

Mesmo que você já conheça o caminho, não custa nada pesquisar os melhores trajetos para chegar até o destino.

Além de verificar quais as melhores rotas em termos de distância, você também confere quais as estradas e rodovias são mais seguras. Também pode descobrir onde  encontrar postos de gasolina, farmácias e restaurantes e como vai estar o comportamento do trânsito na hora da viagem.

Use o Google Maps, Apple Maps, Waze ou algum outro aplicativo GPS de sua preferência.

Descanse antes de viajar

O motorista precisa estar muito bem descansado antes de pegar o volante e dirigir por horas a fio.

Certifique-se de dormir pelo menos oito horas e tomar aquele café reforçado para turbinar as energias.

O cansaço chegou? Os olhos estão ficando pesados? Então esta é a hora de dar uma pausa. Pare em algum lugar para esticar as pernas, comer alguma coisa e usar o banheiro.

Se achar necessário, não hesite em alugar um quarto em algum hotel ou pousada para descansar durante a noite e voltar à estrada com 100% de potência.
 
Monte sua playlist

Ficar no silêncio total é um tédio, e depender do rádio pode não ser completamente agradável - ficar trocando toda hora de estação, na verdade, pode até ser perigoso porque sua atenção é desviada da estrada, mesmo que por alguns segundos.

Com isso, o melhor a se fazer é montar a playlist com as suas músicas favoritas. A dica é selecionar canções mais agitadas para manter a sua animação, mas tome cuidado para não se distrair. Escolher sons muito suaves pode te relaxar demais e há riscos de você pegar no sono, então é melhor evitá-los.

Quanto maior a sua viagem, maior a duração da sua playlist. Tente elaborá-la de maneira que você não vai precisar trocar de música toda hora. O intuito é só deixá-la tocar enquanto dirige.
 
Proteja-se com seguro auto

Não faça viagens longas - ou de qualquer duração, na verdade - sem que seu carro esteja protegido. Por mais cuidadoso que você possa ser, imprevistos acontecem.

Certifique-se de que o seguro auto esteja em dia e pronto para te socorrer em caso de furtos, roubos, colisões, incêndios, enchentes e diversos serviços de assistência mecânica e elétrica.

Se algo acontecer, sua seguradora vai te socorrer o mais rápido possível para que você possa voltar para as suas férias sem se preocupar.

Não fique com o tanque vazio

Existem trechos mais afastados das cidades com mais de 100 quilômetros sem postos de gasolina, então não dê bobeira.

Encha o tanque antes de partir para a sua viagem. Certifique-se de que vai encontrar um posto de gasolina por perto caso seja necessário abastecer de novo.

Planeje todo o trajeto e coloque na ponta do lápis os cálculos em relação ao combustível.
 
Carregue comida e bebida no carro

Se você quer economizar e/ou não quer ficar toda hora parando o carro, carregue alguns lanches e bebidas no veículo.

Salgadinhos, biscoitos, barrinhas de cereal, sanduíches e qualquer outro snack fácil de comer são recomendados. Para manter a água, sucos, chás e refrigerantes bem geladinhos, use um isopor, bolsa ou caixa térmica.

Quando a fome apertar, tente parar em algum lugar seguro para comer. O ideal é não fazer isso enquanto dirige, já que a sua atenção ao dirigir deve estar sempre totalmente na estrada.

E é bem óbvio dizer, mas não dói relembrar: nada de bebidas alcoólicas ao volante!
 
Mantenha as crianças ocupadas

Longas viagens de carro, em algum momento, se tornam difíceis para as crianças, que facilmente ficam entediadas.

Para que os pequenos não sofram e o clima da viagem mantenha a paz, pense em maneiras de deixá-los ocupados.

É claro que o celular e o tablet ajudam, mas tente não depender completamente de eletrônicos.

Livros, gibis, brinquedos e jogos interativos são algumas boas opções para entreter as crianças.

Reveze o volante com outro motorista

Existem momentos em que há apenas um motorista, mas em situações em que existem dois ou mais, o melhor a se fazer é criar um esquema de revezamento.

Estabelecer esse rateio é ótimo para não sobrecarregar apenas uma pessoa e, de quebra, ajuda a sua viagem a passar mais rápido.

Para não deixar ninguém desconfortável, os motoristas devem conversar antes de sair para combinar todos os detalhes.
 
Atente-se à sinalização

Por mais que o GPS sirva para orientar o motorista na estrada, é também necessário se atentar às placas para não se confundir durante o trajeto.

Também é importante para verificar a presença de animais na pista, limite de velocidade, avisos de neblina, etc.

Isso pode te salvar de um acidente e também de uma multa.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



VIAGENS  |   24/02/2022 15h53





VIAGENS  |   18/02/2022 16h04


VIAGENS  |   16/02/2022 14h57







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb