POLÍTICA

Inaugurações de Obras previstas para 2020 são o dobro das já entregues nos últimos dois anos juntos




Complexo Áquatico do Colinas, previsto para o dia 18 de Dezembro de 2019. Foto: (Divulgação)

O próximo ano promete ser agitado, pelo menos em relação às inaugurações de obras públicas em Santana de Parnaíba. Levantamento realizado pelo jornal O Anhanguera, a partir de informações do Plano de Metas da prefeitura mostra que entre as que ainda não foram entregues (segundo o TCE até o 3° trimestre deste ano, o número de obras atrasadas é de 19), e as prometidas para o próximo ano, chegam ao total de 37, diante das 18 entregues nos últimos dois anos, o que na prática significa que em 2020 a administração municipal fará a inauguração de pelo menos 3 instrumentos públicos a cada mês. Ter a certeza se se até dezembro de 2020 a cidade será contemplada com essas obras ainda é uma incógnita, já que o recente histórico mostra que os atrasos são muitos e recorrentes. Contudo, no próximo ano haverá eleições municipais o que de acordo com o artigo 77 da Lei 9.504/97 impede a presença de candidatos em inaugurações de obras nos três meses que precedem os pleitos, buscando com isso evitar o abuso do poder político em benefício ao candidato. Porém, como o prefeito Elvis Cezar (PSDB), não poderá disputá-la, em tese ele possui total liberdade em “tocar” as entregas. A questão já suscita rumores em nomes da oposição de até quando essas obras serão benéficas e utilizadas, ao indicado de Elvis para sucedê-lo. Para o ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD) não há dúvidas que esse possível “adiamento” para justamente no ano das eleições possui um objetivo eleitoreiro.
 
“O senhor. Elvis usou a máquina municipal (dinheiro do contribuinte) o tempo todo para se auto promover e a sua Administração. Basta ver a quantidade de outdoors espalhados pela cidade, abrigos de ônibus, caminhões de lixo adesivados, carros utilizados pela prefeitura, Diário Oficial transformado em jornal de campanha divulgando notícias falsas em sua grande maioria com o objetivo claro de promoção pessoal, de forma a poder se transformar em forte apoiador no próximo ano”. afirmou Peccioli.

Já outro possível nome na disputa pelo executivo Leandro Monteiro (PV), acredita que mesmo havendo tal situação caberá ao eleitor identificar se é ou não uma ação eleitoreira.
 
“Temos que nos atentar apenas se nessas entregas de obra o prefeito não use como “palanque” para quem ele apoia e se realmente a obra está 100% concluída. A maturidade do eleitor saberá discernir entre uma obra “eleitoreira” e uma obra que realmente precisou ser entregue no último ano de mandato. Santana precisa andar e as obras programadas devem ser entregues no prazo (uma dificuldade dessa gestão)” disse.

O número expressivo, somados ao grande aporte em propaganda, com fixação de outdoors, publicações em jornais, e recentemente reforçada com placas no canteiro central em Alphaville, nos dias que antecedem as inaugurações poderá manter continuamente uma comunicação governamental enaltecendo a gestão do tucano, o que favoreceria seu candidato em período anterior àquele permitido pela Justiça Eleitoral e até mesmo durante os 45 dias de campanha. Dentre as obras previstas para 2020 percebe-se uma distribuição geográfica minuciosa, ou seja, quase todos os bairros serão contemplados, alguns com instrumentos de forte apelo popular como são os casos: Arena de Esportes (Fazendinha), Parque Municipal no Parque Santana, Parque Municipal no 120, UBS no Refúgio dos Bandeirantes, Colégio no Cristal Park, Colégio Chácara das Garças, Duplicação da Avenida Tenente Marques, Complexos Aquáticos nos bairros Colinas, Parque dos Eucaliptos e Cidade São Pedro, Terminal Rodoviário na Fazendinha, Simplifica Parnaíba (nos moldes do Ganha Tempo), no bairro da Fazendinha, Conservação da Reserva Tamboré e Ponte sobre Rio Tietê, obras que em sua totalidade estão em andamento ou previsão para o próximo ano. O Anhanguera entrou em contato com o prefeito Elvis Cezar (PSDB), através de sua assessoria, no entanto até o fechamento dessa matéria não obteve resposta.



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb