CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo de São Paulo inova com o uso de vídeos online para informar população


Foto:(Unsplash)

As redes sociais se transformaram em um dos principais meios de comunicação de órgãos públicos. Atualmente, é difícil imaginar algum setor que não possua um perfil em algumas das plataformas mais populares do Brasil, como o Facebook e o Instagram. Entretanto, o Governo do Estado de São Paulo tem inovado ao usar principalmente os vídeos online para chegar na população. Com atualizações diárias, o perfil oficial no YouTube do governo possui mais de 260 mil inscritos e se transformou em uma referência para outras regiões.
  
Até o início de novembro, o canal no YouTube somava cerca de 76 milhões de visualizações nos vídeos publicados. O conteúdo é variado, mas um com foco maior na situação atual de São Paulo. Isso significa que obras públicas, ações na saúde e outras medidas importantes sempre são anunciadas no canal. Além disso, o Governo de São Paulo também utiliza a plataforma para transmitir algumas coletivas de imprensa com representantes políticos.
 
O canal existe desde 2009, mas o maior uso como meio de comunicação só aconteceu mais recentemente. A iniciativa é positiva, pois os vídeos online estão em alta quando o assunto é o alcance na internet. Recentemente, como mostra os dados divulgados pelo site Meio & Mensagem, os vídeos online se transformaram no principal formato consumido e compartilhado no mundo digital. Até mesmo as redes sociais focadas em fotos, como o Instagram, começaram a dar maior espaço para os conteúdos em vídeos.
 
Não faltam motivos para isso, pois os conteúdos neste formato conseguem ser mais explicativos e interativos que fotos e textos. Entretanto, para conseguir um grande impacto, os vídeos precisam de uma boa qualidade na produção, e um conteúdo que seja bom do primeiro segundo até o final. Algumas ferramentas online, permitem ao usuário criar intro para vídeos de maneira fácil  e intuitiva. O editor grátis da InVideo por exemplo possui templates, videoteca e vários outros recursos voltados para os usuários com menos experiência na criação de conteúdo, mas que desejam montar uma introdução chamativa para atrair o interesse da audiência.
 
Mais auxílio pela internet 


Durante a crise na saúde que impactou a vida em São Paulo, e também em todo o Brasil, os canais online acabaram ganhando espaço na rotina das pessoas. Com alguns serviços fechados, a população conseguiu tirar várias dúvidas sobre atendimento digital com o canal do YouTube do Governo de São Paulo. O perfil criou vários tutoriais ajudando aos usuários, e esses vídeos são os mais consumidos.
 
Por exemplo, o vídeo que explica como retirar a carteira digital do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público de São Paulo (Iamspe) conseguiu, em apenas uma semana, mais de mil visualizações na plataforma. São informações importantes que precisam chegar ao cidadão, e isso tem sido alcançado com o uso de vídeos online, principalmente no YouTube.
  
Entretanto, a plataforma não é a única forma de comunicação do Governo de São Paulo. As outras redes sociais, como o Facebook, também são constantemente atualizadas com informações, e muitas delas em formato de vídeo. Isso é uma boa notícia para quem vê a importância do uso da internet pelos órgãos públicos.
 
A tendência do uso dos vídeos online é algo que começou recentemente, mas que deve continuar ganhando espaço. Outras regiões, como o Rio de Janeiro e o Distrito Federal, também estão realizando ações parecidas. O objetivo é conseguir aproximar os órgãos públicos dos cidadãos, e a interatividade é a melhor forma de conquistar isso. Os mais de 260 mil inscritos no canal do Governo de São Paulo mostram isso com total clareza.
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   13/05/2022 07h57





CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   11/05/2022 14h58


CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   30/04/2022 11h15







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb