POLÍTICA

Título de grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, Bolsonaro foi apenas mais um.


Foto: (Geraldo Magela/ Agência Senado).

O título de grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico é uma homenagem concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras por suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil e é praxe desde 2002, quando Fernando Henrique Cardoso assinou o decreto que ainda está em vigor.

O decreto assinado por FHC determina que o chefe do Executivo é o Grão-Mestre da Ordem e o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é o chanceler. Por conta disso, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) também concederam a si mesmos o título de grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico.
 
A Ordem Nacional do Mérito Científico tem duas classes de condecoração: a de Comendador, que tem 800 vagas, e a da Grã-Cruz, com 500 vagas. Leia aqui o que diz o decreto que trata sobre a homenagem.

No decreto da quinta-feira (4), publicado no Diário Oficial da União, os ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Paulo Guedes (Economia), Milton Ribeiro (Educação) e Carlos França (Relações Internacionais) também foram agraciados com títulos da Ordem. 

Além das autoridades do governo, outras 32 personalidades, entre professores e pesquisadores de diversas áreas da ciência, também receberam a ordem.

Em agosto, Marcos Pontes já havia recebido a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, que também foi concedida pelo presidente à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
 
O chefe do Executivo tem usado as medalhas como forma de prestigiar seus aliados. O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e 2 dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ), receberam no passado a honraria Ordem de Mérito Naval, tradicionalmente dada a quem prestou serviços relevantes à Marinha.

Outros presidentes já reconheceram a si próprios grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico. 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   03/12/2021 15h38





POLÍTICA  |   03/12/2021 10h38


POLÍTICA  |   03/12/2021 09h47







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb