VIAGENS

As Serras de todas as estações




Entrada de Gramado. Foto:(Veridiano Peixoto/OA)

Por Veridiano Peixoto
 
 
Quem pensa que as Serras Gaúchas é uma boa opção apenas no Inverno, engana-se. Gramado e Canela, cada uma com suas particularidades, oferecem inúmeras opções de lazer, algo que justifica o grande fluxo de turistas durante a primavera. A reportagem do jornal O Anhanguera esteve na região entre os dias 8 e 13 deste mês e traz dicas para o leitor que pretende conhecer um dos principais roteiros turísticos do país.

Gramado

Principal porta de entrada das Serras Gaúchas, Gramado data seu início em 1873 a partir da colonização Europeia por imigrantes lusos, seguida pelos alemães e ainda por imigrantes italianos. Mantenedora das tradições culturais dos descendentes europeus, Gramado também incorporou aspectos do Gauchismo. Essa diversidade tornou o local ainda mais encantador, refletindo diretamente na culinária e na arquitetura do munícipio.

Alguns Atrativos

Todo o munícipio que se preze a vocação turística têm algum ponto em destaque, em Gramado isso não é aplicável, já que a cidade dispõe não apenas de um, mas dezenas (dos quais citaremos alguns). Algo que a torna interessante e pluralista, atraindo milhares de turistas das mais diversas regiões.

Museu Medieval: Único do gênero no país foi construído pelo seu proprietário, Gilberto Guzenski, que trajado com roupas medievais, recebe os visitantes e os leva para um tur, o qual narra histórias medievais.

Museu do Perfume: Primeiro museu do gênero no País, o qual os visitantes podem conferir mais de 450 frascos de perfumes do mundo inteiro.

Dreamland Museu de Cera: Inaugurado em 2009, é primeiro museu de cera da América Latina e único do País. Personalidades dos esportes, política e cinema divide-se em 90 personagens em ambientes temáticos.

Palácio dos Festivais: Principal referência do maior Festival de Cinema da América Latina, o Festival de Gramado, que reúne consagrados artistas do Brasil e da América Latina. No período do festival, em agosto, é estendido um tapete vermelho chamado de caminho das estrelas, inspirado na Calçada da Fama de Hollywood.

O Reino do Chocolate: 1° espaço temático do gênero no Brasil, o reino do Chocolate foi inaugurado em 2008 pela empresa Caracol Chocolates. A visita inicia-se com a recepção de um coelho de chocolate, com 2.95 de altura, considerado o maior do mundo pelo Guiness Book.  Com diversos cenários, o visitante poderá conhecer um pouco da história do chocolate.

Canela

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1924, ligando Canela a Taquara.

Atrativos

A vocação Turística de Canela é perceptível desde o primeiro instante que o turista chega à cidade. Com um comércio dinâmico, e custo até menor em relação a Gramado, o munícipio dispõe de atrações para todas as idades com seus parques temáticos e naturais que aliados à tranquilidade a coloca com um destino obrigatório daqueles que prezam pelo bom gosto e qualidade.

Parque do Caracol

Uma das principais imagens turísticas do Rio Grande do Sul é uma cachoeira, e ela fica em Canela e chama-se Cascata do Caracol. Com 131 metros de altura, a 8° maior do País, a cascata localiza-se dentro do Parque do Caracol, um local de vegetação fechada cortada pelas trilhas ecológicas com placas indicativas em todos os trechos, e um completa infraestrutura.

Parque Terra Mágica Florybal

O Gigante Semeador é visto de longe, e tem como missão carregar e proteger o Mundo Florybal. Primeiro parque temático da região, conta com mais de mil esculturas e dinossauros animatrônicos, com cinema 7D, vôo do pterodáctilo, território dos dinossauros e mina de chocolate, além de trilhas que contam com som ambiente e aromas.

Catedral de Pedra

Com uma presença imponente no centro da cidade, a Catedral de Pedra é um dos principais pontos turísticos de Canela. Eleita como uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal Terra, é uma construção em estilo gótico, que pode ser vista de longe. A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze.

Permanência

A partir do dia 26 inicia-se o Natal Luz em Gramado. O evento é o maior do gênero no país, e reconhecido pela excelência de suas decorações. Com isso a procura por hospedagens tende a ser maior. Para quem procura estender o roteiro uma dica é conhecer o Vale dos Vinhedos na região de Bento Gonçalves e Garibaldi ; o recomendável é contratar o serviço de uma agência, que no pacote oferece também, passeio de Maria Fumaça, degustação de vinhos e almoço em uma cantina típica.

Pacotes e Hospedagem

Gramado dispõe de uma elogiável estrutura hoteleira e gastronômica, para todos os bolsos. Há quem prefira montar o próprio roteiro, desde as passagens até a própria hospedagem. Para esses a dica é ir até Porto Alegre, e tanto no Aeroporto e Rodoviária a empresa Citrur disponibiliza o deslocamento de ônibus para Gramado. O hotel do Sesc é uma ótima alternativa, já que oferece todas as refeições, uma boa estrutura, fácil localização, além de um custo que varia de R$ 200 a R$ 280 a diária para casal. Contudo, nesse período de alta temporada que vai até março as vagas já estão preenchidas. A CVC disponibiliza pacotes incluindo passagem, hospedagem e passeios.

 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






VIAGENS  |  14/11/2019 - 11h


VIAGENS  |  13/11/2019 - 10h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb