8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Iniciativas que fazem a diferença em Parnaíba.
Responsabilidade Social18/11/2019 15h42Atualizada em 18/11/2019 16:11 Por: Da Redação





Divulgação

A construção de uma cidade vai além de obras. A iniciativa de pessoas, grupos e instituições é uma das maiores riquezas que um município poderia possuir, e em Santana de Parnaíba as ações de organismos têm contribuído significativamente no desenvolvimento, tratamento, qualificação e inclusão de pessoas, que a cada dia tem colocado seus potenciais em prática, e retribuído tudo aquilo que receberam.

EPROCAD

Referência em Santana de Parnaíba, a Fundação Eprocad é originária de um projeto de iniciação esportiva de 1985 na época denominada como EPROPAR (Esportes Pró-Parnaíba). Em 1994 devido a diversificação e aumento de suas atividades passa a assumir condição de fundação, contando com corpo de conselheiros e diretoria legalmente instituídos. A partir de 2001 passa a ser denominada como EPROCAD – Fundação Esportiva, Educacional Pró-Criança e Adolescente. Atualmente a instituição mantém ativos 14 projetos, que vão do Futebol, Rugby e Tênis, e ainda mantém uma parceria com a rede Streetfootballworld e apoio do movimento Fifa – Football for Hope, esteve em diversos países participando de festivais que promovem o intercâmbio com diversas organizações que utilizam o futebol com ferramenta educacional.
 
Rainha da Paz

No dia 4 de agosto de 2001 nascia a Comunidade de Amor Rainha da Paz, associação sem fins lucrativos, criada para atuar em meio à comunidade carente e prestar assistência às crianças e adolescentes com deficiência múltipla.
Sem uma sede, as ações e atividades eram desenvolvidas em um imóvel alugado, próxima a região central de Santana de Parnaíba. Com um local definido para a construção da sede, na estrada Ecoturística do Suru, a Paróquia Bom Pastor contou com a colaboração e ajuda de muitas pessoas, e a sede foi gradativamente sendo construída, e hoje oferece assistência terapêutica e social às famílias, transporte para a maioria dos assistidos com deficiências, consultórios médicos e odontológico, laboratório de citogenética, apoio pedagógico, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, hipoterapia, hidroterapia, musicoterapia, aulas de informática, cozinha industrial e padaria artesanal, além de uma linda capela.
 
Aproex

A Associação para prosperidade da Pessoa com deficiência – APROEX é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1997, e é voltada ao atendimento de pessoas com deficiência (intelectual, física, auditiva e visual) acima de 14 anos, com o objetivo em capacitá-los através de oficinas: de jardinagem, culinária, marcenaria, informática com o propósito de inclusão no mercado de trabalho. A instituição, desde 2009, é integrada a Rede Associação para Valorização de Pessoas com deficiência (Avape), organização não governamental existente desde 1982.
 
Avemare
 
“Ali em cima fica o lixão”, assim era chamado por muitos, o aterro sanitário de Santana de Parnaíba. No final dos anos 90, início dos anos 2000, juntamente com um programa intitulado “Criança no Lixo Nunca Mais”, deu-se início o processo de urbanização e de melhoria das condições de vida e trabalho das pessoas (aproximadamente 50 pessoas) que tiravam do aterro o seu sustento. Liderado pelo Prof. Eduardo Carlos Fernandes com apoio da própria comunidade e da Prefeitura, a Associação de Materiais Recicláveis da Vila Esperança (AVEMARE) foi criada em setembro de 2000. No ano de 2007, a então associação torna-se cooperativa, mas manteve o nome.
Hoje a cooperativa faz a coleta seletiva em condomínios, empresas, escolas e no comércio em geral. A AVEMARE é composta hoje por aproximadamente 80 pessoas, que têm uma renda média próxima do salário mínimo e reciclam cerca de 500 toneladas de material. Juntamente com a criação da associação, as demais ações como mutirão de matrículas e saúde foram destaques na mídia nacional, levando o projeto a ser indicado para importantes prêmios como o de Tecnologia Social do Banco do Brasil e destaque no Projeto Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq.
 
CASS
 
O Centro de Assistência Social O Semeador Marília Forjaz Alvarenga (CASS), é uma associação privada sem fins lucrativos, mantido pelo Centro Espírita O Semeador, com sede em Alphaville. O núcleo é localizado na região da Fazendinha, e dispõe de uma área útil de 1.600 m², dedicada a prestação de serviços e atendimentos a crianças, famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, oferecendo desde assistência à gestante, recém-nascidos (puericultura), auxílio escolar às crianças assistidas pela instituição, alfabetização de adultos, atendimento odontológico, psicológico, serviços advocatícios, e cursos de capacitação profissional. O CASS também mantém Projetos Sociais voltados para a área de Artes, com aulas de Ballet e Jazz, projetos musicais, e de educação e cultura como o Alicerce que trabalha com estudantes da rede pública de educação, os quais em contraturno três vezes por semana participam de aulas de Português, Empreendedorismo, Projetos, Saúde e Qualidade de Vida, Informática, além de palestras e encontros motivacionais.



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



RESPONSABILIDADE SOCIAL  |  23/10/2019 - 14h





RESPONSABILIDADE SOCIAL  |  30/09/2019 - 11h


RESPONSABILIDADE SOCIAL  |  21/09/2019 - 12h