EDUCAÇÃO

Escolas públicas do interior de SP ganham exposição e atividades em caminhão de fotografia


Foto: (Divulgação/ImageMagica)

Refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta: esta é a missão dada aos alunos de diversas escolas públicas em cidades do interior de São Paulo pelo projeto FotoItineirante. Apresentada pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, a ação cultural, realizada pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece de 27 de setembro a 06 de outubro.
 
Nestes encontros, o caminhão da fotografia da ONG percorrerá algumas das cidades sob influência do Sistema Castello-Raposo e trecho oeste do Rodoanel, administrados pela CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, respectivamente, com uma série de atividades interativas e entrega das fotografias impressas já produzidas pelos alunos, fruto das atividades realizadas pela oficina de fotografia online, disponibilizada pela ONG no primeiro semestre.

Além de abordar questões técnicas para produzir uma foto, as aulas virtuais também promovem desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de despertar em cada aluno a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

“Adaptamos a primeira parte da oficina fotográfica no formato virtual para acompanhar a nova rotina dos alunos em tempos de pandemia. Neste próximo semestre, momento em que as escolas se adaptam às aulas presenciais, é uma oportunidade de encerrar o ciclo das atividades de uma forma mais completa”, conta Andreza Portela, coordenadora do projeto.
 
Circuito Cultural

Uma das atividades acontece dentro da unidade móvel: no caminhão, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz.

Já as fotografias realizadas pelos alunos durante a oficina online são impressas e transformadas em uma linda exposição. Ela estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Datas: 

01 e 04/10 - Araçoiaba da Serra, das 8h às 15h

EMEF Alcebíades Leonel Machado

Rua Lourdes Dias de Barros, 100

 
05 e 6/10 – Embu das Artes, das 9h30 às 16h

EM Profa Valdelice Aparecida Medeiros Prass

Av. Aimara, 920 - Parque Pirajussara,

 EM Prof Paulo Freire

Estr. de Itapecerica Campo Limpo, 1904 - Jardim Santa Emília





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



EDUCAÇÃO  |   19/10/2021 10h51





EDUCAÇÃO  |   14/10/2021 15h52







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb