CULTURA

Zeca Baleiro e Lia Sophia estão na #ViradaSP Online deste sábado (18)


Reprodução

A #ViradaSP Online21, maratona de música, artes cênicas e cultura urbana, deste sábado (18) terá shows especiais de Zeca Baleiro e de Lia Sophia. Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin.
 
Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. (Confira programação abaixo)

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura. Os shows de Zeca Baleiro e Lia Sophia foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.
 
Justamente por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Bertioga. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa

#JuntospelaCultura, realizada este ano. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, a Orquestra Geek, apresenta Cordas da Cultura; o espetáculo musical Ô de Casa, com o Grupo Alma de Maré; o espetáculo Tempo de Histórias, com Luísa Helene, Robson Alexandre, Eriko Miranada (percussão) e Solange Oliveira (voz e violão); o documentário Cultura Afro, abordando a amplitude de conhecimento cultural e artístico das religiões de matriz Africana; a Associação Cultural Quintal Aroeira apresenta a contação Histórias no Quintal, contos para diferentes setênios; Saladinha de Histórias, com Giralua Teatro; e o projeto Semeando Capoeira Angola no Meio Ambiente da Escola de Capoeira Angola Raiz Negra; e a Cia Teatral Armageddon com o espetáculo O Ano que tudo Começou; e o show do cantor Tom Vieira. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.
 
Bertioga se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021: Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapira, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba.

O evento já foi realizado em parceria com São José dos Campos, Piracicaba, Itapevi, Mairiporã e Ribeirão Preto. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.
 
“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

A diretora de Cultura Camila Quelhas destaca a importância do evento. “Além de movimentar a economia criativa do município, o programa também é uma grande vitrine para divulgar Bertioga, através da arte e de seus fazedores de cultura. Consequentemente, o trabalho dos artistas locais também ganha maior visibilidade. Os investimentos e ações de incentivo à cultura do governo do estado está sendo primordial para a recuperação econômica da classe artística, estamos felizes de participarmos como Capital Cultural.”
 
#ViradaSP Online – Bertioga

18 de setembro de 2021
  • 12h20 Saladinha de histórias, com Grupo Giralua
  • 12h50 Associação Cultural Quintal Aroeira apresenta: histórias no quintal, contos para diferentes setênios, com Rosângela Pereira e Floresta
  • 14h Ô de casa, com Grupo Alma de Maré
  • 14h50 Tempo de histórias, com Luísa Helene, Robson Alexandre, Eriko Miranada e Solange Oliveira
  • 16h Lia Sophia
  • 18h Rolando Boldrin, com Rolando Prosa
  • 18h20 O ano que tudo começou, com Cia Teatral Armageddon
  • 19h40 Documentário Cultura Afro Brasileira
  • 20h20 Zeca Baleiro
  • 21h40 Escola de Capoeira Angola Raiz Negra – projeto Semeando Capoeira Angola no Meio Ambiente
  • 22h10 Tom Vieira
  • 23h15 Orquestra Geek – Cordas da Cultura





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






CULTURA  |   09/10/2021 16h48







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb