EDUCAÇÃO

Estudantes de escolas públicas participam de oficinas virtuais de fotografia.


Divulgação

A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em São Paulo, o Ministério da Cidadania, e Instituto CCR apresentam o FotoItinerante. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece durante o mês de junho.
  
ALFABETIZAÇÃO DO OLHAR
 

Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos de escolas das cidades de Embu das Artes, Santana do Parnaíba, Osasco, Sorocaba, São Roque, Araçoiaba da Serra e Cotia – municípios sob influência do Sistema Castello-Raposo e trecho oeste do Rodoanel Mário Covas, administrado pela CCR ViaOeste e CCR RodoAnel – recebem todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde poderão aprender técnicas de luz e enquadramento e conhecer a história de fotografia.

Além disso, os alunos recebem atividades para fotografar a partir do tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano.
  
“Aos poucos, os alunos estão se adaptando para a novos formatos de aula. Sugerir uma atividade diferente, divertida, e ao mesmo tempo segura (por ser no formato online) pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado destes participantes”, comenta Andreza Portela, coordenadora do projeto. Mesmo com atividades remotas, a equipe do projeto acompanha diariamente a evolução dos alunos participantes.
 
EXPOSIÇÃO: OLHARES COMPARTILHADOS
 
No final das atividades, as fotografias realizadas pelos alunos se transformarão em pequenas exposições: um caminhão da ONG, adaptado com tecnologias de fotografia e de impressão, levará os ensaios até as escolas dos participantes de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.
 
As oficinas acontecerão de 14 a 25 de junho na rede pública de ensino.
 

Confira os locais:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



EDUCAÇÃO  |   21/09/2021 20h54


EDUCAÇÃO  |   20/09/2021 17h14


EDUCAÇÃO  |   19/09/2021 11h17




google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb