ECONOMIA

Ministra diz que preço do ovo pode disparar.


Divulgação

O preço do ovo vai subir e rápido. O alerta é da própria ministra do Meio Ambiente e Abastecimento, a sul-mato-grossense Tereza Cristina (DEM). O reajuste dos preços ocorre devido ao aumento do valor dos insumos, como farelo de soja e milho, usados como na ração.
 
A inflação do ovo se junta aos outros reajustes como o da carne, do óleo de soja, do arroz, do gás e da gasolina.

“Essa (a inflação do ovo) é a minha maior preocupação. Não é nem com eles, os produtores, porque esse reajuste deles vai acontecer. A minha preocupação é com os consumidores, porque o preço vai aumentar”, afirmou a ministra em entrevista à Folha de S. Paulo. “O custo está subindo no mundo inteiro e vai aumentar no Brasil. Não tem muito jeito. Temos que produzir mais, plantar mais milho e programar uma safra maior para setembro”.
 
O aumento reflete também a dependência brasileira como produtor primário. O País vive uma safra recorde de milho e soja no campo, e o preço do ovo vai subir devido ao reajuste dos farelos, justamente, de milho e soja. Isso demonstra a falta de industrialização do agronegócio brasileiro.

“O setor já vinha crescendo e é verdade que vive um boom na pandemia. Houve um impulso fenomenal na demanda. Agora, esses produtores estão com problemas, mas esses problemas não são só deles, mas de todos os setores que ainda não têm uma comercialização mais sólida com os insumos, que são o farelo de soja e o milho, para ração”, explicou Tereza.
 
A ministra omitiu, porém, que o aumento do consumo de ovo na pandemia se deve, em partes, à inflação galopante do preço das carnes, o que obriga o consumidor a partir para produtos mais baratos. Há 20 anos, o consumo anual de cada cidadão era de 94 unidades. Dez anos atrás, esse número subiu para 148 ovos.

Hoje, o brasileiro come mais ovos que a média do cidadão mundial, que é de 230 ovos por ano.
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb