SAÚDE

Cajamar e Parnaíba iniciam vacinação contra a Influenza




Foto: (Divulgação)

Da Redação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo. A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com  comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. Tanto em Cajamar quanto em Santana de Parnaíba a vacinação ocorre até 31 de maio, respeitando os grupos estabelecidos. Em Cajamar no período de 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação. A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá, com a mobilização de todos os grupos prioritários.

DIA D

No sábado, dia 4 de maio, será o dia D onde as UnidadesBásicas de Saúde, tanto de Cajamar quanto de Santana de Parnaíba estarãoabertas das 8 às 17 horas para imunizar a população.

Em Cajamar as unidades do Parque São Roberto, Jordanésia,Polvilho, Cajamar-Centro, Maria Luíza, Guaturinho e Parque Maria  Aparecida, serão os pontos de vacinação.  A Unidade Volante do Lago Azul estará abertadas 9h às 12h. USF do KM 43 e Ponunduva serão abertas até às 16 horas. APrefeitura de Cajamar informa que na ocasião das vacinas também ocorrerão àatualização da Caderneta de Vacinação. Para se imunizar, a pessoa deveapresentar um documento oficial e o cartão de vacinação. Os doentes crônicostambém devem apresentar o relatório médico especificando o motivo da indicaçãoda vacina.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






SAÚDE  |  07/02/2020 - 10h