CENÁRIO URBANO

Países do Oriente Médio querem as vacinas chinesas e russas.




Divulgação

Vários países do Oriente Médio estão comprando vacinas da Rússia e da China e recusando os imunizantes dos Estados Unidos ou do Reino Unido.

Embora Qatar, Omã, Kuwait e Iraque tenham comprado ou encomendado vacinas dos EUA ou do Reino Unido, outras nações, incluindo aliadas dos 2 países, escolheram adquirir os imunizantes russos ou chineses.
 
Os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, assim como Bahrein, Egito e Turquia, decidiram por um volume maior de vacinas de Moscou e Pequim, e o Irã e a Autoridade Palestina dependem apenas de doses russas e chinesas.

A Turquia tem um acordo que prevê a entrega de 50 milhões de doses de vacinas chinesas.

O Irã, que tem enfrentado sanções do ex-presidente norte-americano Donald Trump, emitiu um estatuto que prevê pena pelo uso de vacinas dos EUA e do Reino Unido. A Sputnik V, da Rússia, está sendo utilizada no país desde 3ª feira (9).

Na última década, a Rússia e a China aumentaram sua influência no Oriente Médio, assinando acordos de armas, investindo no comércio com os países da região, apoiando os inimigos dos EUA em fóruns diplomáticos e –no caso da Rússia– intervindo ativamente em conflitos armados na Síria e na Líbia.
 
Agora, esses países estão usando vacinas como soft-power e tentando se consolidar como líderes científicos para estender suas influências na região.

Nos últimos anos, a Rússia fortaleceu sua presença ao apoiar o presidente sírio Bashar al-Assad na guerra civil do país e reafirmando sua relação com Israel.

A China, por sua vez, assinou nos últimos anos acordos comerciais com o Egito, apoiou o Irã contra os EUA em sanções e prometeu milhões em ajuda e reconstrução para a Síria.
 
As vacinas chinesa e russa estão agora sendo consideradas por países europeus que dizem que a Pfizer e a Oxford/AstraZeneca os decepcionaram ao atrasar o fornecimento dos imunizantes.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CENÁRIO URBANO  |   08/03/2021 11h28





CENÁRIO URBANO  |   08/03/2021 10h44


CENÁRIO URBANO  |   06/03/2021 19h13







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb