POLÍTICA

Partidos de oposição apresentam um novo pedido de impeachment de Bolsonaro.




Divulgação

Antes do findar da sexta-feira (15), partidos de oposição, em ação conjunta, decidiram apresentar um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por crime de responsabilidade em relação às condições da saúde no Amazonas, especialmente na capital, Manaus.

O pedido é assinado por lideres na Câmara do PT, PSB, PT, PCdoB, PDT e Rede, além do líder da Minoria. No texto, as legendas consideram a “prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras”.
 
“O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, estados e municípios”, destaca.

“O Brasil está morrendo sufocado por este presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir”, manifestaram em nota os signatários do pedido.

O pedido irá se somar a outros mais de 50 que foram entregues à Câmara desde o início do mandato de Bolsonaro, em janeiro de 2019, por diversos motivos. Cabe ao presidente da Casa analisar e dar início aos processos que podem tirar Bolsonaro do poder.
 
Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comentou que essa decisão não caberia mais a ele e, sim, ao próximo presidente, a ser eleito no início de fevereiro. “Disse que esse assunto vai ser discutido no futuro, porque tem parte da sociedade que cobra. Não sou eu mais que vou tratar desse assunto. Eu foquei o meu trabalho no último ano na pandemia”, afirmou Maia. “Achei que era a prioridade, e foi isso que fiz.Acho que o Parlamento tem que voltar a funcionar independente de qualquer decisão sobre esse tema no futuro."





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   08/03/2021 17h07





POLÍTICA  |   08/03/2021 15h46


POLÍTICA  |   08/03/2021 10h00







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb