SAÚDE

Ministério da Saúde adia reunião com governadores e o tema era o início da vacinação.




Divulgação

O Ministério da Saúde adiou reunião com governadores sobre o cronograma do plano nacional de imunização contra covid-19 que aconteceria na terça-feira, uma vez que não há possibilidade de se definir uma data para o início da imunização, afirmou nesta segunda-feira o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 

"Sem possibilidade de ter uma data definida amanhã para o início da vacinação, e também em razão da grave crise em Manaus, onde o ministro e sua equipe estão acompanhando, o Ministério da Saúde, em contato comigo agora há pouco, pediu o adiamento da agenda que estava prevista para esta terça-feira para a próxima terça-feira, dia 19", disse Dias, coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, em vídeo divulgado por sua assessoria.
 
De acordo com o governador, o adiamento foi acatado uma vez que "não fazia sentido realizar uma agenda para marcar outra", mas Dias cobrou do governo federal a definição de uma data para o início da a vacinação, afirmando ser "o mais esperado" pelos chefes dos Executivos estaduais.

"Dependemos dela para todo cronograma do plano estratégico nacional de imunização", afirmou.

Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reforçou que o governo federal trabalha com três períodos de início da vacinação no país, sendo o mais otimista com começo a partir de 20 de janeiro e o mais demorado de 10 de fevereiro ao início de março.
 
O governo federal adquiriu 2 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca e outras 6 milhões de doses da CoronaVac para uso emergencial, mas depende de autorização de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da disponibilidade dos imunizantes. No caso da vacina da AstraZeneca, o governo ainda aguarda a chegada de doses da Índia, enquanto as doses da CoronaVac estão em São Paulo.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb