EDUCAÇÃO

Diretora acusa cúpula da educação de promover assédio e coação




Foto: (Google)

Uma reunião realizada nessa quarta-feira (11) entre diretores de colégios e o secretário municipal de educação de Santana de Parnaíba, Clecius Romagnoli tomou contornos de acusações de assédio e coação supostamente promovidos pela cúpula da SME contra diretores.

No encontro, realizado de maneira virtual foi levado à discussão abono de aniversário dos funcionários, que foi suspenso por determinação da justiça, e dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, o qual a diretora Rosana O Rocha passou a indagar o secretário quanto à destinação dos recursos, e o mesmo procurou encerrar o assunto. “O dinheiro do FUNDEB que os professores perguntam se você quiser depois vir aqui eu te falo para onde foi”. disse
 
Já a diretora diante da repetição do secretário para que a mesma fosse até à secretaria para uma resposta insistiu “Os professores questionam onde está esse dinheiro do FUNDEB que é um dinheiro federal e veio” e prosseguiu “Eu gostaria de saber também, e não no particular com o senhor, pra ser em uma sala fechada com os diretores de ensino pressionando a gente como eles fazem na távola redonda, que eles chamam a gente e humilham a gente e falam um monte pra gente” e revelou ter registros desse comportamento promovido pelos diretores e garantiu ter sofrido dois assédios na SME.

Nitidamente incomodado Clecius novamente disse para que a servidora fosse à SME, e a mesma continuou cobrando transparência. Em outro trecho a diretora expos uma possível prática adotada pela SME, que é a transferência de servidores para outros colégios em detrimento às discordâncias “Pode me mandar para outra escola também secretário, como me tiraram do Daisy (colégio Daisy Moraes Chaves Nicola, localizado no bairro do Germano), e pode mandar à vontade” e citou que sua irmã, também diretora na rede municipal foi coagida. “Minha irmã foi constrangida e só não foi trocada de escola novamente porque estava grávida, porque sua supervisora Denise, com os seus diretores de ensino que estão aí atrás coagiram minha irmã, assim como me coagiram junto com o supervisor Renato e eu tenho provas disso” e garantiu que a situação não reflete um caso isolado, já que segundo ela outros profissionais passaram pela mesma situação.
 
No mesmo instante o secretário desativou o som de Rosana e logo após a removeu da reunião. O Anhanguera entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santana de Parnaíba, e até o fechamento dessa matéria não havia recebido resposta. 





01 COMENTÁRIO


MARCOS WANDER BIANCO comentou em 13/11/2020 às 13h 31min

Sou advogado de um Ex-Diretor que foi coagido a pedir exoneração recentemente. Estamos batalhando pela reintegração. Coação e assédio moral são acontecimentos rotineiros nas relações entre a Secretaria da Educação e os Diretores da Rede Municipal de Ensino. Caso queiram podemos passar outras informações a esta matéria.


COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



EDUCAÇÃO  |  03/12/2020 - 00h





EDUCAÇÃO  |  02/12/2020 - 12h


EDUCAÇÃO  |  26/11/2020 - 11h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hbfacebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb