CENÁRIO URBANO

25 anos do chute em Nossa Senhora Aparecida.




Reprodução.

Passados 25 anos, mais precisamente no dia 12 de outubro de 1995, os brasileiros assistiam estarrecidos aquela, considerada até hoje a maior afronta e desrespeito religioso no país, quando o então bispo da Igreja Universal Sérgio Von Helder, durante o programa 'Palavra de Vida' que apresentava nas madrugadas da TV Record, desferiu chutes em uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Helder disse ter pago R$ 500 pela peça e, para demonstrar sua "inutilidade" como instrumento de fé, a chutou enquanto fazia um "sermão" contra a fé alheia. Depois se justificou dizendo que só queria mostrar que a imagem era algo artificial, e que não tivera a intenção de ofender aos católicos.
 
Sergio Von Helder caiu em desgraça, mas permaneceu na instituição de Macedo. Nas semanas seguintes, ameaçado de morte, deixou o Brasil, mas continuou recebendo apoio financeiro da Universal. Ficou “escondido” por vários anos em países, como EUA, México e Colômbia. Diferentemente do que propagam boatos atuais em redes sociais, ele jamais se arrependeu do que fez e muito menos se converteu ao catolicismo. Tampouco teve câncer ou outra doença degenerativa e implorou por piedade a Nossa Senhora.
 
Política
 
O então senador Marcelo Crivella (hoje filiado ao Republicanos), candidato à Prefeitura do Rio no ano de 2016, ironizou em canção de sua autoria a reação ao episódio.

Na canção "Um chute na heresia" lançada em CD de 1998, Crivella, bispo licenciado da Universal, classifica como "idolatria" a adoração à santa, questiona o processo judicial movido após o episódio e conclui: "Se ela [Nossa Senhora] é Deus, ela mesmo me castiga", canta o senador.
 
A música faz referência a um dos momentos de maior atrito entre a Universal, que critica a adoração a santos, e a Igreja Católica.
Hoje
 
Contudo, apesar do episódio Von Helder ainda mantém uma forte ligação com o fato. Em sua página no Facebook, veicula um banner de seminário baseado em seu livro  'Um chute na idolatria', o qual mostra uma imagem de uma perna preparada para um chute



Confira o vídeo:






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CENÁRIO URBANO  |  20/10/2020 - 16h





CENÁRIO URBANO  |  15/10/2020 - 16h


CENÁRIO URBANO  |  14/10/2020 - 20h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb