POLÍTICA

"Péssima postura de ambas as partes" afirma infectologista.




Fotos: Redes Sociais. Arte: Leandro Daher

Na primeira semana de campanha os candidatos intensificaram o contato com a população, e o corpo a corpo foi seguido literalmente. Marcos Tonho do PSDB, ao lado de seu maior apoiador, o prefeito Elvis Cezar, que juntos iniciaram a agenda em reunião no Centro de Parnaíba na segunda-feira (28) passando por encontros no bairro do 120, (conforme noticiado pelo Jornal O Anhanguera), e no decorrer dos dias em reuniões com os candidatos a vereador. Em pelo menos em cada uma delas é visível que mesmo Marcos Tonho ou Elvis, e as pessoas presentes não usavam máscaras conforme as recomendações dos órgãos sanitários.
 
Situação também observada em uma reunião de Silvinho Peccioli (PSD) na última quarta-feira (30) no bairro do Colinas da Anhanguera, onde o candidato aparece abraçado com as pessoas, e ambos sem utilização das máscaras. Já o médico Danilo Ferraresi (PTB) participou de uma caminhada no Parque Santana na sexta-feira (2), ao lado de apoiadores e candidatos a vereador.  Mesmo o registro mostrar doutor Danilo usando máscaras, algumas imagens expõem pessoas ao seu lado sem ou usadas inadequadamente, além das aglomerações.
  
O Jornal O Anhanguera selecionou imagens dos postulantes ao executivo Parnaibano em algumas reuniões, algumas durante o período pré-campanha, e as encaminhou ao infectologista Marcelo Neubauer que considerou “péssima a postura” tanto dos candidatos quanto das pessoas.

No registro do candidato Marcos Tonho, a qual pessoas aglomeradas e mesmo algumas sem máscaras no bairro do 120 o médico foi taxativo. “Toda e qualquer aglomeração apresenta risco. Embora em ambiente interno o risco seja maior, aqui há risco sim de transmissão. Usar a máscara no queixo é a mesma coisa que não usar. Imagino que o candidato seja o de camisa branca (o médico se refere a Elvis Cezar), ele está usando a máscara corretamente (aparentemente)

Uma segunda, também do candidato Marcos Tonho, que mostra o prefeito Elvis Cezar com microfone, Neubauer indagou sobre a necessidade da presença de crianças em reuniões, além da realização delas em ambiente fechado, como o registro de pessoas sem máscara.
Um ambiente fechado é de alto risco para contaminação quando há aglomeração. Com ou sem máscara, essa reunião representa um problema. Essa senhora sem máscara em primeiro plano está sendo irresponsável para si e para os outros, uma vez que a máscara bloqueia também a transmissão. Levar uma criança num evento desses é totalmente irresponsável. A Covid, embora poupe a maioria das crianças, pode ser bastante grave nessa faixa etária
 

No terceiro registro, o candidato Danilo Ferraresi aparece mesmo com máscara, abraçado com algumas pessoas em ambiente interno, contudo, segundo o infectologista os riscos são existentes até mesmo para o candidato.  “Uma vez que o uso de máscara além de proteger contra você pegar, também protege contra você transmitir a doença. Estando em um ambiente interno, o risco ainda aumenta mais ainda este risco. Eu diria que o risco de quem está sem máscara é altíssimo e de quem está com máscara muito alto. Situações de aglomeração devem ser evitadas a qualquer custo”

Já o candidato Silvinho Pecciloi foi registrado abraçado com pessoas no ambiente externo, porém todos estavam sem máscaras, o que para o médico é uma situação de alto risco.
“Não é muito diferente das anteriores, até porque além da proximidade há um forte contato físico, o que aumenta ainda mais o risco”
 
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (2), há 3283 casos confirmados de Covid-19 em Santana de Parnaíba, 103 óbitos confirmados, e 11 pacientes internados. Ainda de acordo com Marcelo Neubauer é preciso repensar a forma de estabelecer conto com o público, e se se manter essas ações de desrespeito aos protocolos de segurança existe a possibilidade de crescimento de contaminação “Embora os números no estado apontem para redução, se houver muitas aglomerações é possível que os números voltem a subir” afirmou e ainda disse que se trata de um grave erros em termos de saúde pública.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |  20/10/2020 - 16h





POLÍTICA  |  15/10/2020 - 16h


POLÍTICA  |  15/10/2020 - 11h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb