CULTURA

O teatro indo até você e com uma parnaibana no palco.




Foto: (Só/Agência Ophélia)

Setembro traz programação online ao vivo, no Itaú Cultural, com estreias e novidades na grade do Palco Virtual, agora apresentada via Zoom. A partir do dia 7, às segundas-feiras e terças-feiras ela se volta para o público adulto e aos sábados e domingos para as crianças. Neste mês tem leituras e espetáculos adaptados ou já criados para o ambiente virtual, sendo boa parte apresentados pela primeira vez para o público.
  
.
 
Nas duas primeiras terças-feiras, a sessão do Palco Virtual é voltada para adultos e traz a estreia de , espetáculo de teatro com texto e direção de Alex Gruli, a ser apresentado ao vivo nos dias 8 e 15. Inspirada pelo atual momento de isolamento social, a peça reúne Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher – artistas da formação inicial da Cia. Os Fofos Encenam – no papel de quatro parentes que se encontram em uma sala online para acompanhar o desligamento dos aparelhos que mantêm uma integrante da família viva no hospital.
 
Como passam por uma pandemia, todos estão isolados e apenas um dos personagens está presencialmente no hospital, onde acompanha os acontecimentos. De lá, ele fala virtualmente com os demais familiares e juntos resolvem questões internas de relacionamento, relembram histórias da parente hospitalizada e se despedem dela.
 
Os atores definem como instigante o desafio de utilizar uma ferramenta de conversa virtual para criar e realizar um espetáculo nos tempos atuais de isolamento, renunciando à presença, que é um dos preceitos do fazer teatral. “Isso é o artista furando, abrindo uma brecha na impossibilidade”, analisa Neves.
  
No elenco, uma parnaibana.

O elenco é composto por Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e a parnaibana Kátia Daher.

Kátia é bacharel em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Entre outras atuações, esteve sob a direção de Marcio Aurelio nos espetáculos Édipo Rei e Fausto Zero. Desde 2001 é integrante da companhia Os Fofos Encenam. Faz parte da equipe que ministra oficinas sobre Circo-Teatro, desenvolvendo trabalho com máscara neutra. Pesquisa a tipologia do Circo-Teatro com base no trabalho desenvolvido por Fernando Neves nos Fofos, em curso de mestrado na USP.
 
 

Dias: 8 e 15 de setembro (terças-feiras), às 20h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Local: via plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 270 lugares
Acessível em Libras.
Texto e direção: Alex Gruli
Elenco: Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher
Ingresso e acessar o espetáculo. 

 
 
 
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb