POLÍTICA

Pré-candidatos a vereador apostam ainda no corpo a corpo com o eleitor




Comício de Elvis Cezar (PSDB) na Fazendinha durante campanha da eleição suplementar em 2013

No dia 17 de maio de 2016, uma terça-feira, o vereador Marcos Tonho (PSDB) realizou uma reunião no Jd. Represa, região da Fazendinha, que  segundo o parlamentar compareceram quase 500 pessoas. A ação, segundo a publicação na época era de prestação de contas do mandato, mas também o pré-início de uma campanha eleitoral que no fim resultou em 1.131 votos e 4° lugar entre os eleitos.

Passados 4 anos, a imagem exposta pelo parlamentar não apenas serve como uma lembrança pessoal, mas também como um registro da prática eleitoral em busca dos votos, a qual a presença maciça de pessoas reunidas era comum, uma situação talvez inimaginável nos dias atuais devido as imposições decorrentes da pandemia.

O ato de pensar e fazer política remete à Grécia antiga. O filósofo Aristóteles em seu livro “A Política” deixava claro que o cerne da política repousa na coletividade e o interesse de todos, ou seja, não é possível atribuir o termo sem a participação das pessoas, particularidade essa que tem colocado 2020 em questão, principalmente no processo de condução de atividades e ações em busca dos votos.
 
Para o próprio vereador Marcos Tonho o atual cenário impõe também uma nova forma de  se se fazer
campanha “Será uma campanha diferente, porém, temos que nos moldar a realidade. Sempre colocando em primeiro lugar a segurança dos munícipes” disse.

Cautela é sem dúvida a primeira palavra utilizada pelos postulantes ao legislativo, mas que apostam que as redes sociais, que já teriam uma importância ímpar agora se mostram cada vez mais essenciais como pontua o pré-candidato Silvinho Peccioli Filho (PSD) “Essa certamente será a eleição mais “virtual” de todas. Felizmente hoje temos a internet, uma ferramenta boa, que  possibilita disseminar uma ideia, projetos, de forma rápida e prática” disse. 

Porém, mesmo diante das restrições os pré-candidatos consideram indispensável o contato com as pessoas como salientou o ex-vereador e pré-candidato Rogério Rezende (PTB) “Eu tenho uma atuação muito voltada ao contato pessoal com eleitores e isso complica um pouco”, já outro pré-candidato Felipe Gomes (PSD) considerou essencial a relação candidato-eleitor “A corrida para o pleito, pede que o candidato fique mais perto do eleitor, pois passa mais confiança e credibilidade ao ouvir mais próximo”, afirmou.
 
O vereador Adalto Pessoa (PSDB) que buscará sua reeleição diz ser necessário a adoção de  certo equilíbrio entre o presencial e o virtual “Nada melhor do que o olho no olho, as redes sociais ajudam principalmente em época de pandemia, onde certamente não poderemos fazer grandes reuniões” disse o parlamentar.
 
Para Agnaldo Moreno (PSD) que busca seu oitavo mandato não há como pensar em uma campanha colocando em primeiro lugar a segurança tanto dos eleitores quanto do próprio candidato. “Pretendo realizar reuniões, mas com número reduzido de pessoas. Antes eu chegava a fazer com até 300, mas hoje no máximo com 15 pessoas por vez, e todos deverão cumprir as recomendações de segurança com máscaras e uso de álcool gel” relatou.

A ideia de reuniões é defendida e ainda feita pelos pré-candidatos, mas com o número reduzido de pessoas. “Em princípio reuniões familiares e redes sociais seguindo sempre os protocolos” disse o vereador Adalto Pessoa. Para Silvinho Peccioli Filho mais que uma imposição o número reduzido será uma tendência “Claro que o tradicional corpo-a-corpo ainda é necessário, mas isso tende somente a diminuir” afirmou.
 
Já para Rogério Rezende a continuidade de suas reuniões exige cautela e implica seguir orientações dos órgãos responsáveis “Continuo fazendo minhas visitas , claro que tomando todos os cuidados necessários, seguindo as orientações da OMS , precauções que a doença exige a fim de, não contaminar ninguém e não ser contaminado”.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |  13/08/2020 - 11h





POLÍTICA  |  12/08/2020 - 13h


POLÍTICA  |  10/08/2020 - 09h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb