Confrontado os números percebe-se o quanto a situação em Santana de Parnaíba não é uma das mais confortáveis em relação à pandemia. Durante o Boletim no último sábado (13), o prefeito Elvis Cezar (PSDB) e o Secretário de Saúde José Carlos Misorelli apresentaram os números de profissionais da saúde afastados em decorrência de contaminação com a Covid-19.
"Nós já estamos com 73 médicos afastados, e estamos com 135 profissionais de enfermagem afastados" disse o secretário.
Esse número equivale a 80% dos 260 profissionais anunciados em abril pela prefeitura que iriam atuar no combate ao coronavírus, ressaltando que os casos anunciados abrange toda a rede de saúde.
O Anhanguera realizou um levantamento no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde e identificou que no município há um total de 704 profissionais de enfermagens (195 enfermeiros, 509 Técnicos e 40 auxiliares de enfermagem), sendo que os afastados equivalem a 18% de todos os profissionais da rede. Já em relação aos médicos os 73 anunciados pelo governo é quase a metade, em termos comparativos, do total de Clínicos Gerais na rede municipal, que de acordo com o CNES totaliza 156.
* Correção realizada às 10:34