COLUNISTAS

Um ano sem cheiro, sem cor e sem sabor.




Foto e arte: (Leandro Daher/OA)

Ah, Parnaíba! Que tristeza.  Esta noite não teve agitação, não teve barraquinhas e não teve o clima tão charmoso de Corpus Christi, isso dói.

Minha cidade de ruas estreitas e casario conservado, que com seu jeito caipira costuma estender seu tapete de serragem para todos que aqui chegam, este ano não o fez. Mas não por culpa dela, a festa sempre foi nosso orgulho, sim, tamanha é essa verdade que ela sempre está na esculturas do Murilo, nas caricaturas do Zitto, na voz do Bertinho e na fé da Tia Maria, eu juro, o doce estava no tacho, as laranjas azedas foram colhidas e a abóbora já estava cortada. A bala de coco, assim como a nossa tradicional feijoada, tudo planejado e a esperança ainda habitava o nosso coração. Seria dia de ver e rever os amigos, de receber familiares, é dia de  Corpus Christi. Mas a festa que é da fé, da cor, do cheiro e do sabor não aconteceu. Lembro de um ano sem tapete por causa da chuva, mas não lembro de um ano sem festa, não lembro de um ano que não tivéssemos pelo menos, o sabor das comidas e o cheiro do incenso na procissão. Lembro de ouvir, choveu, sim choveu, mas Parnaíba e seu povo hospitaleiro sempre estiveram aqui, na alegria da festa e na comunhão da fé.
 
Um “bichinho” pequeno, tão pequeno, mas tão pequeno que chega a ser “invisiver” como diriam os mais antigos, tão invisível e tão poderoso que conseguiu deixar a arte do nosso tapete também invisível. A arte que foi inspirada no amor de uma professora por um jovem parnaibano. Parnaíba está hoje em tons de cinza, mas a nossa fé continuará sempre azul, assim como o manto da Vó. É vó, o bicho nos pegou literalmente, mas a fé e a esperança continuam grandes e coloridas como o nosso tapete. Esperamos todos vocês o ano que vem, de portas abertas e tapete estendido, né Vó.
 
 
 
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COLUNISTAS  |  19/02/2020 - 12h





COLUNISTAS  |  15/11/2019 - 11h


COLUNISTAS  |  14/11/2019 - 14h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb