CONSUMIDOR

Procon-SP divulga lista de empresas mais reclamadas em 2016
Consumidor17/03/2017 23h22Por: Veridiano






Ranking Estadual contém 50 fornecedores, empresas ou grupo de empresas que mais geraram reclamações fundamentadas
A Fundação Procon-SP divulgou o Ranking de Reclamações de 2016, que apresenta as empresas e setores mais reclamados e, também, os índices de soluções, que servem como parâmetro para os consumidores conhecerem os fornecedores e como eles atendem as demandas de seus clientes. Confira aqui a lista completa.O Ranking Estadual contém 50 fornecedores, empresas ou grupo de empresas que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que, não solucionadas em fase preliminar de atendimento, geraram a abertura de processo administrativo. Ao todo foram registrados 894.845 atendimentos entre consultas, orientações, carta de informações preliminares e reclamações. Destes, 55.539 geraram reclamações fundamentadas.DestaquesEm 2016, o Grupo que liderou o Ranking teve um total de 4.704 registros. Apesar da diminuição em seus números em comparação a 2015 o grupo piorou seu índice de solução, passando de 77% para 74% em 2016.Já no segundo grupo é a primeira vez que uma rede varejista ocupa um lugar de destaque entre as mais reclamadas, à frente de empresas dos segmentos de telecomunicações e instituições financeiras, historicamente com mais demandas nos Procons. A maior parte das reclamações do grupo está concentrada no seu e-commerce (89%), na grande maioria relacionadas a não entrega de produtos.Em terceiro lugar um grupo de telefonia com 4.022 registros voltando a aumentar seu número de reclamações em relação a 2015.Baixas soluçõesO destaque negativo em relação ao índice de solução em 2016 foram as chamadas associações de aposentados, que além de liderarem o setor de serviços privados, do total de 1.357 registros somente 18 consumidores tiveram seus pedidos atendidos.





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