SAÚDE

Em 2019 hospital de Parnaíba atendeu sem equipamentos, como Tomógrafo e Ultrassom




Hospital e Maternidade Santa Ana - Imagem: Márcio Koch - Secom

No dia 31 de dezembro de 2019, data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi comunicada pela primeira vez sobre a existência do novo coronavírus, quatro hospitais municipais da região (Barueri, Cajamar, Osasco e Santana de Parnaíba) registravam juntos, a marca de 29.303 internações em 2019 e somavam, no caso de Barueri e Osasco 17.836 diárias em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no período de 12 meses, já que tanto Cajamar como Santana de Parnaíba não disponibilizaram esse serviço aos pacientes que necessitaram.
 
Os dados são do Painel de Saúde do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP,   que além dos atendimentos mostra também a estrutura disponível pelos municípios três meses antes da pandemia da Covid-19. Dentre os listados, o  Hospital e Maternidade Santa Ana, em Parnaíba, essa última inaugurada em agosto, foi o único que não possuía equipamentos de maior densidade tecnológica, como Tomógrafo Computadorizado, Ressonância Magnética, Ultrassom Droppler Colorido e Ultrassom Ecógrafo. Já Cajamar, dos quatro equipamentos, pelo menos 2: Tomógrafo Computadorizado e Ultrassom Droppler Colorido foram identificados no Hospital Geral.
 
 
Em Osasco, maior cidade da região, o Hospital Municipal Antônio Giglio não contava Ressonância Magnética e Ultrassom Droppler Colorido, enquanto no Hospital Dr. Francisco Moran, em Barueri a quantidade desse equipamento era de 6, somados a 1 Tomógrafo Computadorizado e 1 Ultrassom Ecógrafo.
 
Em todos os hospitais municipais não foram identificados Ressonância Magnética. Outra ausência perceptível em Santana de Parnaíba foram os leitos denominados Hospital–Dia, que consiste na assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM





google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb